Onde fica o coração do ser humano?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Esse órgão, que apresenta o tamanho médio de um punho fechado, está localizado atrás do esterno e entre os pulmões, no mediastino médio. Ele garante o bombeamento graças a contrações rítmicas do músculo cardíaco.

Uma visualização do coração
Quando o ventrículo direito está quase cheio, o átrio direito se contrai, enviando sangue adicional para o ventrículo direito, que se contrai em seguida. Essa contração fecha a válvula tricúspide e impulsiona o sangue pela válvula pulmonar até as artérias pulmonares, que irrigam os pulmões.

Sintomas do Infarto
O sintoma mais clássico do infarto é uma dor opressiva na região do tórax, com uma pressão forte no peito, dor nos ombros, braços, queixo e até abdômen. É possível haver ainda suor frio e falta de ar. As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo.

Pontada no coração, em geral, é associada com infarto. Mas isso não é totalmente verdadeiro, já que existem várias condições que podem levar a esse sintoma e algumas não têm relação específica com o coração.

A percepção de se encontrar no lado esquerdo é ainda ampliada pelo facto do coração esquerdo ser a parte maior e mais forte, dado que tem a função de bombear o sangue para todo o corpo.

Resposta verificada por especialistas. A veia que tem conexão com o coração e passa pela perna e a veia cava inferior, que está localizada tanto na perna direita quanto na esquerda. A veia cava inferior é responsável por levar o sangue rico em gás carbônico para o coração, para que ele seja oxigenado no pulmão.

Quais são as principais doenças do coração?

  • Hipertensão arterial.
  • Doença coronariana (doença isquêmica do coração)
  • Doença cerebrovascular.
  • Doença arterial periférica;
  • Doença cardíaca reumática (doença valvar)
  • Cardiopatia congênita.

O coração humano localiza-se na parte central da caixa torácica, pouco inclinado para a esquerda. Situa-se entre os pulmões e atrás dele encontram-se o esôfago e a artéria aorta.

A dextrocardia (latim: dexter = direita + grego: kardia = coração) é uma condição congênita rara na qual o ápice do coração está voltado e localizado no lado direito do corpo, em vez do lado esquerdo. Menos de 1% da população geral nasce com dextrocardia.

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração.

Elas se localizam superficialmente, com a basílica cursando através do lado ulnar e a cefálica através do lado radial do antebraço.

O coração grande ou cardiomegalia é normalmente confundida com uma doença, mas na verdade é mais um sinal de que seu coração pode estar com problemas, como uma insuficiência cardíaca por exemplo. Ocorre frequentemente em idosos, porém pode afetar jovens e adultos com algum problema cardíaco.

O coração dói, e qualquer queixa de dor súbita desde o umbigo até ao maxilar inferior e desde a parte anterior do tórax até às costas, incluindo os dois braços, pode corresponder à apresentação clínica do enfarte do miocárdio.

A palpitação é uma anormal consciência do batimento do coração quando estamos em repouso. Sentir os batimentos cardíacos em repouso ou num estado de espírito calmo, é assustador, a ponto de causar problemas de ansiedade e mesmo crises de pânico e é um dos principais sintomas que levam o doente ao cardiologista.

Entre os médicos, é consenso adotar como referência o intervalo entre 60 bpm e 100 bpm, que é considerado normal para adultos em repouso ou realizando tarefas corriqueiras. Esses valores são relevantes para designar alterações na frequência cardíaca – as famosas arritmias.

Quem tem insuficiência cardíaca pode tomar água com frequência. Mito. Um estudo publicado no periódico Oncotarget mostrou que o consumo de volumes de líquidos acima do recomendado pode estar associado a uma piora do quadro de insuficiência cardíaca.