Onde fica o coração da sucuri?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

O coração da cobra fica na parte superior de seu corpo, ao lado do esôfago e antes do pulmão funcional.

Como nos anfíbios, o coração dos répteis apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. O coração dos répteis crocodilianos apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos (como o das aves e dos mamíferos).

As cobras têm vísceras que cumprem todas as funções que conhecemos nos mamíferos, como aquelas próprias do cérebro, coração, pulmão (elas só possuem um), fígado, rim, tubo digestivo e órgãos sexuais.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

Gambá

Gambá é um dos únicos animais imunes ao veneno das serpentes; saiba por quê - Instituto Butantan.

Já os seus predadores mais comuns são mamíferos como o quati, o gambá e o mão pelada, além de aves como garças, o gavião carcará e o gavião-pombo-pequeno.

Cobras são seres que, se expostos à situações muito estressantes, podem ficar desorientadas e começarem a se auto-devorar.

Porque eles não conseguem manter a temperatura do corpo estável. “A temperatura desses animais varia de acordo com a do ambiente. Quando querem se aquecer, expõem-se ao calor. Quando estão muito quentes e precisam se resfriar, procuram lugares protegidos do sol”, afirma o zoólogo Miguel Trefaut Rodrigues, da USP.

As cobras são animais de sangue frio. O seu corpo está coberto de escamas, que servem para conservar a humidade em climas áridos e para reduzir o atrito à medida que o animal se movimenta: até algumas espécies que não têm escamas na maioria do corpo, têm-nas na barriga.

polvo

É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.

Constrição: como a sucuri mata sua presa
Ao capturar um animal, à medida que a presa respira, a cobra aperta. Dessa forma, a sucuri vai comprometendo a capacidade de respiração do organismo, comprometendo a oxigenação, até a morte.

Caiçara: uma das cobras mais agressivas do mundo e de bote muito veloz. O poder do veneno da espécie pode afetar de forma aguda as fibras musculares e até destruí-las; Coral-verdadeira: está entre as cobras brasileiras mais venenosas, embora não seja agressiva e não dê voluntariamente o bote.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

peixe-bruxa

O peixe-bruxa possui quatro corações, sendo mais um dos aspectos de sua pura excentricidade. Ele é um peixe viscoso em forma de enguia, sendo o único animal existente conhecido que possui um crânio, mas não coluna vertebral.

minhocas

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo.

Polvos

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

Continuar lendo Qual é a cobra sucuri?