Onde fica o CNPJ na identidade?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Logo abaixo do nome empresarial, os dados aparecem numa lista de informações sobre a empresa, das quais o CNPJ é justamente a primeira.

Assim como as pessoas físicas utilizam o RG e o CPF, documentos de identificação, o CNPJ tem a mesma função.

Já o Cartão CNPJ, também conhecido como Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, apesar de receber esse nome, não é um documento físico. Ele é um certificado digital. Todas as empresas, independente de sua área de atividade ou porte, precisam emitir o certificado para atestar o registro da pessoa jurídica.

crie ou faça um login no portal gov.br, com CPF e senha; selecione a opção “Tipo de pesquisa” e altere o filtro de busca optando por “nome empresarial” ou “nome fantasia”; digite o título, preencha a situação cadastral e a UF e, então, clique em pesquisar.

Para saber se você tem CNPJ aberto consulte o serviço da Redesim. Entre com seu CPF e senha de acesso ao Gov.br e verifique no menu Minhas Empresas se existe algum CNPJ vinculado ao seu nome.

Ele é dividido da seguinte forma: os primeiros 8 dígitos são a raiz do CNPJ, seguidos da barra e do número de ordem do estabelecimento (0001); após o hífen, os dois dígitos finais são usados para o controle.

Conheça os tipos de CNPJ

  • Microempreendedor Individual (MEI) Esse é um formato jurídico permitido apenas para situações específicas. ...
  • Empresa Individual (EI) ...
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ...
  • Sociedade Limitada (LTDA) ...
  • Sociedade Anônima (SA ou S/A)

Campo não obrigatório e retificável, de 14 (quatorze) caracteres numéricos para o caso de CNPJ, 11 (onze) caracteres numéricos para o caso de CPF, conforme domínio cadastro de CNPJ/CPF, e de no máximo 10 (dez) caracteres numéricos para o caso de passaporte.

Cada pessoa registrada possui um único número de identificação formado por onze dígitos.

O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “registro geral”. Ao lado dele, normalmente também consta a data de expedição do documento e abaixo o nome do titular.

Para descobrir o dígito de controle do seu RG, basta procurar um número entre 0 e 10 que, multiplicado por 100 e acrescido à soma feita inicialmente, dará resto 0 na divisão por 11.

Passo a passo de como emitir o Cartão CNPJ de uma empresa

  1. Defina o tipo de empresa a ser aberto. ...
  2. Selecione as Atividades Econômicas (CNAE) ...
  3. Escolha um serviço de contabilidade para lhe apoiar. ...
  4. Elabore o Contrato Social. ...
  5. Registre o negócio na Junta Comercial. ...
  6. Receba seu Cartão CNPJ.

No Portal do Empreendedor, clique em “Já sou MEI”. Procure a opção “Certidões e Comprovantes”. Role a barra até o final da página, e encontre “Comprovante de Situação Cadastral no CNPJ”. Insira o número do CNPJ MEI, clique em “consultar” e assinale a verificação “Sou humano”.

Os oito primeiros números representam a raiz do CNPJ. É a identificação única de cada empresa. O 0001 é o número de ordem do estabelecimento, representando o número de filiais. Já os dois últimos números, alocados após o hífen, é o código de controle, criado a partir dos doze primeiros números.

O pagamento desses valores será feito por meio de um documento chamado Documento de Arrecadação do Simples Nacional(DAS), que é gerado pela Internet, no Portal do Empreendedor. O pagamento será feito na rede bancária e casas lotéricas, até o dia 20 de cada mês.

Podem abrir uma empresa os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos: 1. Maior de 18 anos, brasileiro(a) ou estrangeiro(a), que se achar na livre administração de sua pessoa e bens. O estrangeiro deverá ter domicílio no país ou nomear procurador para representá-lo.

Sufixos numerados como 0001 são geralmente usados para a matriz. Sufixos 0002, 0003 e assim por diante, são as filiais. Quando a empresa não tem filiais, o sufixo será 0001. Os últimos dois dígitos formam os chamados dígitos verificadores.