Onde fica o charque no boi?

Perguntado por: rveloso7 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Trata-se de um tipo de carne seca cuja porção de fibras musculares entremeadas de gordura situadas logo atrás do pescoço, possuem um sabor característico e paladar agradável.

O charque também é conhecido como carne-seca, carne-do-sertão, xergão, chalona, xarqui, jabá ou paçoca. A peça é obtida do dianteiro do boi, a ponta de agulha, que reúne a qualidade, textura e gordura que conferem sabores especiais do tradicional charque.

Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também.

carne bovina

O charque é a carne bovina salgada dessecada, que é o produto obtido pela salga forte de mantas de carne desossada em alguns dias de operação, seguido de sua exposição ao sol, em varais, até atingir o ponto de dessecação que permita a conservação em condições ambientais.

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga.

A carne é aberta, cortada em mantas e levemente salgada. Depois, é colocada para descansar em lugares ventilados até secar pelo lado de fora. Feito com cortes bovinos, é típico da região Sul. Ele recebe uma camada de sal de cada lado e depois é pendurado em um local arejado para secar.

“A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.

O charque Anhanguera é considerado um dos melhores do Brasil, por sua qualidade e por seu saber inigualável.

A principal utilização da carne de cavalo na Europa é na forma de embutidos. As qualidades da carne de cavalo permitem uma excelente liga em salames e mortadelas, inclusive dispensando produtos químicos que são utilizados quando os produtos são fabricados com outros tipos de carne.

O jerked beef é um típico produto brasileiro elaborado a partir da carne bovina e vem sendo descoberto aos poucos pelo consumidor nacional. É um produto cárneo industrializado, formulado de carne bovina salgada, curada e dessecada.

História do charque – em quéchua: charki ou em araucano charque – que significa carne salgada, cujo objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. A carne seca é um tipo de carne preservada e é uma tradição culinária em muitos países, como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Carne equina é a carne extraída dos cavalos. É um alimento levemente adocicado, macio, pobre em gordura e rico em proteínas.

Alguns dos nomes são: CHARQUE: carne-seca; carne-do-sertão; xergão; tasajo, chalona, charqui, xarque, jabá. CARNE-DE-SOL: carne-de-sertão, carne serenada, carne-de-viagem, carne-de-paçoca, carne-mole, cacina ou carne acacinado.

São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.

Significado de Charque
substantivo masculino Carne de vaca, salgada, seca ao sol, e cortada em tiras finas; carne-seca, jabá. Preparação ou modo de preparo dessa carne. Refeição preparada com essa carne. Etimologia (origem da palavra charque).

Fique atento a certos fatores: a carne tem que estar realmente seca, sem líquido aparente. Na hora de abrir a embalagem, você pode notar uma certa oleosidade: não tem problema. Porém, a carne deve ser dura, já que foi desidratada.

Prefira a carne-seca embalada a vácuo: normalmente ela vem em pacotinhos de 500 graus e 1 quilo. Observe se não existe realmente ar na embalagem. Pergunte se o corte é ponta de agulha, dianteiro ou traseiro; este último é sempre a de melhor qualidade. A carne-seca deve ser…seca!

O Charque dianteiro Guacira é composto de carne bovina salgada e dessecada. Possui uma coloração natural mais escura e sabor marcante. Ideal para receitas regionais e tradicionais como arroz carreteiro, recheio de tapioca entre outros.