Onde fica o carcinoma de células escamosas?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Os carcinomas de células escamosas podem ocorrer em todas as partes do corpo, incluindo as membranas mucosas e genitais, embora se desenvolvam mais em áreas constantemente expostas ao Sol, como braços, pernas, pescoço, rosto e couro cabeludo.

A exposição crônica à luz solar, uso de câmeras de bronzeamento e feridas na pele são algumas causas mais frequentes do carcinoma de células escamosas da pele. Além disso, também pode ocorrer o desenvolvimento da doença por infecções crônicas e inflamações na pele ou em pessoas com HIV e doenças autoimunes.

É um tumor maligno dos queratinócitos epidérmicos que invadem a derme, ocorrendo geralmente em áreas expostas ao sol. A destruição local pode ser extensa e as metástases são observadas nos estágios avançados. O diagnóstico é por biópsia.

Introdução. O carcinoma é o tipo de câncer mais comum nos seres humanos, podendo surgir em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. Chamamos de carcinoma o câncer que se origina de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre nossa pele e a maioria dos nossos órgãos.

Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

O carcinoma de células escamosas é um tipo de câncer que surge nas células escamosas da pele. Estas células são as principais que compõem a epiderme (camada externa da pele).

Os principais sinais e sintomas dos carcinomas espinocelulares são:

  1. Mancha persistente, escamosa, vermelha, com bordas irregulares que sangra facilmente.
  2. Crescimento elevado, às vezes com uma área côncava no centro.
  3. Ferida que não cicatriza que persiste por semanas.
  4. Crescimentos similares a verrugas.

Na oncologia o carcinoma pode ser descrito como um “tumor maligno epitelial ou glandular, que tende a invadir tecidos circundantes, originando metástases”. A metástase é a fase avançada do câncer, na qual outros órgãos e tecidos podem ser afetados pelas células cancerígenas.

Conheça os sintomas mais comuns de carcinoma de células escamosas da pele: Surgimento de mancha avermelhada ou marrom; Pintas, manchas ou verrugas que aumentam de tamanho, podendo passar dos 6 milímetros; Feridas que não cicatrizam.

Carcinoma de células escamosas ou espinocelulares.
Esse resultado significa que é provável que a mulher tenha um câncer invasivo. Devem ser realizados exames adicionais para garantir o diagnóstico antes de planejar o tratamento.

Os carcinomas são cânceres que se originam a partir das células epiteliais, ou seja, dos tecidos que revestem órgãos ou da própria pele do corpo. Eles podem ser divididos em três principais tipos: Adenocarcinomas - são os cânceres que se formam no tecido de glândulas.

Sim. Todos os tipos de câncer de pele, incluindo o carcinoma de Merkel e o melanoma, podem ter grandes chances de cura se diagnosticados em sua fase inicial.

Como regra geral, o tumor que se disseminou precisará ser tratado com terapia sistêmica, como quimioterapia ou hormonioterapia. As terapias locais, como cirurgia ou radioterapia, atingem apenas uma determinada região do corpo. Entretanto, elas também podem ser usadas para prevenir ou aliviar determinados sintomas.

Dentre os carcinomas existem os subtipos: adenocarcinoma, carcinoma basocelular, carcinoma epidermoide e carcinoma in situ. Nos casos aonde não é possível avaliar de qual epitélio o carcinoma teve origem, são classificados como carcinoma indiferenciado ou carcinoma anaplásico.

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno.

A maior gravidade do carcinoma epidermoide se deve à possibilidade de apresentar metástase. Esse é o mais raro, mas mais grave, uma vez que tem mais chances de se disseminar pelo resto do corpo. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, em forma de manchas, pintas ou sinais.