Onde fica Midiã nos dias de hoje?

Perguntado por: rsubtil7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Região que está localizada nas cercanias do Golfo de Acaba, na atual Arabia Saudita. Alguns autores consideram também a Região que inclui o Monte Sinai.

Olhando os mapas que tenho guardado do Egito, Jordânia, Israel, calculo a distância entre Midiã e o Egito de 450 Km.

Seus deuses e deusas eram divindades comuns. El, Elohim, Aserá, Baal e Camos eram divindades cultuadas em seus res- pectivos santuários e em diferentes modos.

Egito

Um dos locais mais marcantes das histórias bíblicas é o Monte Sinai, localizado na península de Sinai, no Egito e conhecido por ser o lugar onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei.

Podemos resumir a vida de Moisés da seguinte maneira: – 40 anos na corte egípcia; – 40 anos no deserto de Midiã apascentando rebanhos; – 40 anos conduzindo o povo hebreu à terra prometida.

É a história de Moisés levando os israelitas à liberdade, de sua jornada pelo deserto em direção à Terra Prometida. É a grandiosa, eterna, narrativa de esperança. Visto sob qualquer ângulo, trata-se de um momento decisivo na história.

Zípora: em hebraico, significa "pássaros". É possível encontrar, também, o nome Séfora para designá-la. Nefertari: significa “a mais bela”.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Séfora, esposa madianita de Moisés, não assume o papel de personagem principal na macronarrativa sobre o êxodo, a qual ocupa os últimos quatro livros do Pentateuco.

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.

Um juiz a quem Deus confiou liderar um exército de 300 homens que pelejou, vitoriosamente, contra os midianitas. A princípio, eram 32 mil, desses, 22 mil desistiram após o Senhor apregoar que: “Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade”.

(4) Midiã. Os midianitas prevaleceram sobre o povo escolhido por 7 anos, invadindo a terra e destruindo sua produção agropecuária, deixando o povo a passar fome (Juízes 6:1-6). (5) Amom e Filístia. Em consequência da idolatria do povo de Israel, Deus usou essas nações como opressores durante 18 anos (Juízes 10:6-9).

Levou-os até o alto de um monte de onde se podia contemplar o enorme acampamento dos madianitas, cujo número era 135 mil.

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.

Por meio de um anjo, o Senhor chamou Gideão para libertar Israel. Gideão e seu exército de 300 homens derrotaram o imenso exército dos midianitas.

Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: — Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas.

Monte Nebo, Jordânia

O monte Nebo é um monte na Jordânia com cerca de 817 m de altitude, mencionado na Bíblia como o local onde Moisés viu a Terra Prometida e onde morreu, sem chegar a entrar nessas terras, que viu ao longe.