Onde fica localizado o deserto de berseba?

Perguntado por: tantunes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Localiza-se a 77 km a sudoeste de Jerusalém e a 45 km de Hebron, aproximadamente a meio caminho entre o Mediterrâneo e o extremo sul do Mar Morto.

Situada a cidade cerca de 32 km ao sul de Hebrom, caiu, por fim, nas mãos de Simeão (Js 15.28 e 19.2). Em Berseba também viviam os filhos de Samuel (1 Sm 8.2), e em tempos posteriores chegou a haver nesta povoação imagens, com as quais pretendiam representar o verdadeiro Deus (Am 5.5 – 8.14).

Enquanto estavam no deserto, os homens de Davi pediram a um homem rico chamado Nabal que lhes desse suprimentos. Nabal insultou os homens de Davi e se recusou a ajudá-los. Davi quis matar Nabal e seus servos, mas a esposa de Nabal, Abigail, intercedeu e acalmou Davi, que poupou a vida de Nabal.

Ur

Abraão, segundo a Bíblia, é originário da cidade de Ur, dos Caldeus, no sul da Mesopotâmia. Era filho de Taré, descendente de Sem, filho de Noé.

Para Hagar e para seu filho Ismael, serem expulsos para o deserto representava a morte, porém, no caso deles isso lhes trouxe algo que talvez o ser humano considere o que há de mais valioso na vida: a LIBERDADE!

Uma pequena explicação: Poço de Berseba, que ABRAÃO chamou de sete pelo pacto dos 7 cordeiros de gênesis 21:29-31 e ISAQUE deu o mesmo nome, mas para ele era o poço do juramento; ambas as ideias são expressas pelo mesmo nome Berseba.

A história de Isaque nos ensina que, quando enfrentamos uma dificuldade, devemos buscar uma saída, mas não sem o consentimento de Deus. Precisamos estar atentos à voz do Senhor e não podemos descer ao Egito, que representa o mundo no qual vivíamos antes de sermos libertos por Jesus.

Tiro de Arco – Gênesis 21:16
Um tiro de arco é a distância que corresponde a um comprimento entre 100-150 metros.

Cavar poços significa que preciso continuar acreditando que irei encontrar as águas profundas. Mesmo em tempos difíceis, Deus tem promessas para seus servos de que “passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Salmo 84.6).

O nome vem do hebraico be'er xeba' e significa “poço das sete” (ovelhas) ou “poço do juramento” (Gênesis 21,31). Esta localidade aparece nos textos do tempo das mães e dos pais. As tribos israelitas, em especial a Grande Judá, veneram este local como lugar de culto.

O Salmo 63 é atribuído a Davi, e sua introdução na Bíblia King James diz: “Um Salmo de Davi, quando estava no deserto de Judá”. Isso sugere que Davi escreveu este salmo durante um momento difícil em sua vida, provavelmente enquanto estava fugindo de seus inimigos.

deserto de Maom

Quando Saul soube disso, perseguiu Davi no deserto de Maom. Saul ia de um lado do monte, e Davi e os seus homens, do outro. Davi se apressou em fugir para escapar de Saul, porém este e os seus homens cercaram Davi e os seus homens para os prender.

Sabemos apenas que Davi podia fazer o que quisesse. Quando Davi perguntou sobre Bate-Seba e descobriu que ela era casada com um de seus soldados, ele a chamou mesmo assim. Logo depois, teve relações com ela e a mandou de volta para casa. Pelo que o texto indica, ele não estava apaixonado por ela.

Tudo o que se sabe é que num certo dia Bate-Seba foi vista por Davi enquanto se lavava. Como ele a viu do terraço de seu palácio, de alguma maneira o lugar em que Bate-Seba estava se banhando não era totalmente reservado. Naquele tempo Urias estava no campo de batalha a serviço do exército de Israel.

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.