Onde fica localizado o cisto de Bartholin?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Descrição: Acúmulo purulento de fluidos que forma uma protuberância (inchaço) em uma das glândulas de Bartholin. São glândulas produtoras de muco e estão localizadas nos dois lados da abertura vaginal, na parte mais interna dos lábios vaginais.

Quais são as causas da bartolinite? A obstrução das glândulas de Bartholin é causada por infecções provocadas pelo contato da vulva da paciente com bactérias, como a E. coli e a Chlamydia trachomatis.

Quando o ducto é obstruído nas glândulas de Bartholin, existe a formação de um cisto, chamado de cisto de Bartholin, que muitas vezes é assintomático, mas eventualmente pode causar algum desconforto ou dor ao sentar ou durante as relações sexuais¹.

Bartolinite é a formação de um cisto, ou seja, um nódulo com conteúdo líquido, nas glândulas de Bartholin, que se localizam na vulva, na base dos pequenos lábios. A função de tais glândulas é a lubrificação vaginal, pois secretam muco.

Descrição: Acúmulo purulento de fluidos que forma uma protuberância (inchaço) em uma das glândulas de Bartholin. São glândulas produtoras de muco e estão localizadas nos dois lados da abertura vaginal, na parte mais interna dos lábios vaginais. O inchaço é quente, sensível e doloroso.

Mas o cisto de Bartholin, assim como a bartolinite, não são inimigos da mulher nesse sentido. “Porém, se as bactérias que causaram o quadro alcançam o sistema reprodutor, podem provocar infecções como a endometrite, que afeta o útero, ou a salpingite, que inflama as trompas.

A paciente pode apenas fazer banhos de assento com água morna e manter a região limpa para evitar sua contaminação. Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias.

O tratamento da bartolinite depende da gravidade dos sintomas e da presença ou ausência de infecção. Os casos leves, medidas conservadoras, como banhos de assento mornos e compressas quentes, podem ajudar a aliviar os sintomas e promover a drenagem do fluido.

Com a infecção, pode acontecer o crescimento do quisto, causando, também, ruborização e quentura quando o local é tocado. Dessa forma, durante sua fase inicial, a bartolinite pode ser indolor. Porém, pode se tornar incomodativa, impossibilitando, até mesmo, que a mulher possa caminhar ou sentar confortavelmente.

A principal diferença entre cisto de Bartholin e bartolinite é que o primeiro é um cisto cheio de líquido, enquanto o segundo é uma inflamação causada pela infecção do cisto. Além disso, o cisto de Bartholin geralmente não causa muita dor, mas a bartolinite pode ser muito dolorosa e requer tratamento imediato.

Cisto vaginal
Geralmente, não causam sintomas, mas podem ser sentidos como caroços ou nódulos no interior da vagina. Um tipo muito comum de cisto vaginal é o cisto de Gartner que é mais comum depois da gravidez e que surge devido ao acúmulo de líquido dentro de um canal que se desenvolve durante a gestação.

A causa da Bartolinite é a infecção do líquido que está dentro do cisto de Bartholin. Esse quadro ocorre devido a proliferação das bactérias, também sendo chamado de abscesso de glândula de Bartholin.

O procedimento consiste na drenagem da glândula de bartholin, por meio de um cateter que fica na paciente por cerca de 6 semanas, para que o muco possa ser drenado de forma segura e eficiente.

Quais são os medicamentos mais comuns para o tratamento de cistos sebáceos?

  • Prednisona.
  • Prednisolona;
  • Dipropionato de Betametasona.