Onde fica localizado o abdômen feminino?

Perguntado por: dcurado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

O abdome (abdômen/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma. Inferiormente o abdome abre-se para a pelve, comunicando através da abertura pélvica superior (abertura pélvica superior).

O abdômen protege os nossos órgãos contra choques. Ele possui um conjunto de músculos que amortecem cada choque para garantir a proteção dos órgãos. O fígado, o baço, a vesícula biliar, o estômago, o intestino grosso e o intestino delgado.

As regiões do hipocôndrio direito e esquerdo são encontradas superiormente de cada lado do abdome, enquanto a região epigástrica encontra-se entre elas em uma posição superior e central.

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

O hipogástrio está localizado abaixo da região umbilical e acima da região pélvica, na região do púbis. Nesta região está localizada a bexiga urinária. Nas mulheres, o útero.

Os órgãos dentro do abdômen que podem causar dor abdominal são: fígado, vesícula biliar, vias biliares, pâncreas, baço, estômago, rins, glândulas suprarrenais, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) e cólon (incluindo apêndice).

A dor abdominal do lado esquerdo pode ser algo simples relacionado a má digestão ou excesso de gases, mas também pode ser algo mais complexo ligado aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

No abdome, o fígado do fica do lado direito, na parte superior do abdome, logo abaixo do diafragma. No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado.

Causas da dor no lado direito da barriga
Existem muitas condições que podem causar dor abdominal inferior direita, mas uma das causas mais comuns é a apendicite. Outras causas incluem: Colite ou inflamação do cólon (intestino grosso) Diverticulite ou inflamação de uma bolsa saliente do cólon.

Um dos exercícios para perder barriga rápido e afinar a cintura que você não pode esquecer é o abdominal alpinista, também chamado de escalador. Esse exercício vai trabalhar o core e vários outros músculos do corpo. Funciona quase como uma prancha, mas a diferença está no movimento durante toda a prática.

Por muito tempo, o ato de perder barriga esteve associado à prática de fazer abdominais. No entanto, os exercícios abdominais não ajudam a queimar gordura localizada. Eles, na verdade, têm a função de fortalecer e aumentar a resistência e o volume dos músculos do abdômen.

Em muitos vertebrados, o abdómen ou abdômen (também conhecido por abdome, embora com menor uso), vulgarmente designado de barriga, é uma parte do corpo situada entre o tórax e a pelve. No seu interior encontra-se a cavidade abdominal, que contém a maior parte das vísceras.

Conceito de Ressonância do Abdome Superior: A Ressonância do Abdome Superior é um exame diagnóstico que capta imagens nítidas e investigativas da região superior do abdome. É utilizado para investigações de problemas no fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares e rins.

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo. Está próximo a órgãos como o estômago e o pulmão.

São eles: Ultrassonografia; Tomografia computadorizada de abdômen.

A cólica intestinal dói embaixo da barriga ou pode surgir como um incômodo em todo o abdômen. Normalmente, essa dor possui uma intensidade entre leve a moderada4. Se for causada por alimentação inadequada, prisão de ventre ou gases, a cólica intestinal não costuma ter outros sintomas associados4.

Cálculos renais, infecções e doença renal crônica são marcadas por dor na barriga e nas costas, especialmente na região lateral do quadril (flancos) e no meio ou na parte superior das costas.

A hérnia abdominal é caracterizada pela presença de um inchaço ou caroço na barriga, o chamado saco herniário. É o sinal de que o intestino está rompendo uma musculatura. Não é raro que esse rompimento seja assintomático e, dependendo do caso, pode fazer com que o saco herniário varie de tamanho.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição.

Os sintomas que exigem atenção médica imediata incluem febre alta, perda de apetite ou peso, dor que desperta a pessoa, sangue nas fezes ou na urina, icterícia, náusea e vômitos graves, dificuldade em engolir e inchaço das pernas e/ou do abdômen.