Onde fica localizada a cidade baixa da égua?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Localizada na Zona Sul de Manaus (AM), a chamada "Baixa da Égua" nada mais era do que uma área do bairro Educandos, especificamente na Avenida Rio Negro.

Essa expressão cearense é usada quando alguém está muito bravo e quer distância da pessoa, é usada em sentido pejorativo pelos cearenses, equivale a um "vai pro inferno" e várias outras expressões. Lugar distante, desconhecido, deserto.

Substantivo Editar
arre égua: interjeição usada as regiões Norte e Nordeste do Brasil para demonstrar espanto.

Barril = É uma pessoa boa, top, fechamento. Pode ser usada também em uma situação ruim: “rapaz, passei por um negócio barril ali”, uma situação tensa, complicada; Barril dobrado = É o dobro de barril, ou seja: uma pessoa MUITO boa, MUITO top.

Bras. Vulg. Mulher que se prostitui.

A expressão “Égua” era usada pelo carroceiro da antiga padaria Brunkow, que entregava pão nas casas, no tempo que Joinville era uma cidadezinha de 45000 habitantes. Para isso, o carroceiro, de nome Miguel, conduzia a carrocinha puxada por uma égua mansa muito inteligente. Ela sabia os endereços onde tinha que parar.

A expressão "azedou a boca da égua" é usada quando algo dá errado.

Pessoa que só fala besteiras; pessoa que faz as coisas de forma errada.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Zool A fêmea do cavalo; besta. 2 fig , coloq Pessoa rude, grosseira, mal-educada.

Uma gíria muito usada no Pará é égua.

Tradução de égua — Dicionário português-inglês
mare [noun] a female horse.

Na prática, costuma-se chamá-lo de “potrinho”. A pergunta exige conhecimentos prévios em Português. Quando ocorre o cruzamento entre um cavalo e uma égua, dá-se o nome de “potro” ao filhote. Na prática, costuma-se chamá-lo de “potrinho”.

A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".

Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.

Abestalhado: alguém não é bobo, é abestalhado! Avexado: gíria tipicamente nordestina, significa alguém que está com pressa ou impaciente. Barril: quando você enfrenta uma situação difícil, ela não é complicada, ela é barril! Virado no cão: a pessoa não está furiosa, ela está virada no cão!

R$ 3.000,00 / Unidade.

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.

Funciona (e é mais verificada) na linguagem oral e informal como uma interjeição que denota espanto, admiração, susto, surpresa entre outras. É equivalente a outras formas interjetivas como: "Nossa!", "Poxa!",; por exemplo. A forma "valha" é muito recorrente em cidades do Nordeste.

Usada por paraenses não só para expressar surpresa, mas para expressar raiva, frustração e outros sentimentos.