Onde fica Jope nos dias de hoje?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Jaffa (ou Jope) é atualmente um bairro de Tel Aviv, mas antigamente foi o porto de onde saiu Jonas e foi engolido pelo grande peixe. Em seguida. Lá também encontramos a casa de Simão, o curtidor, onde Pedro teve a visão dos alimentos impuros.

Jope foi o porto marítimo que Salomão, e mais tarde Zorobabel, usaram quando trouxeram madeira das florestas de cedro do Líbano para a construção dos seus templos (2 Crôn. 2:16; Esd. 3:7). Aqui, Pedro levantou dos mortos Tabita, também conhecida como Dorcas (At.

Deus pede a Jonas para ir até a cidade de Nínive e pregar uma mensagem de arrependimento e destruição iminente. Essa cidade se localizava a cerca de 800 km de distância do porto de Jope, o local mais próximo para a embarcação de Jonas.

Jonas, filho de Amitai, era de uma cidade chamada Gate-Hefer, em Zebulom, um território de Israel (ver Jonas 1:1; II Reis 14:25).

Ao ler esse texto bíblico podemos saber algumas coisas sobre Dorcas. Dorcas vivia em Jope e era uma discípula dos apóstolos do Senhor. Ela também era uma costureira.

Tabita, chamada Tabitha em aramaico e Dorcas em grego, e também conhecida por Tábata, é uma personagem bíblica do Novo Testamento que vivia em Jafa, na antiga Palestina, e era conhecida pela dedicação em favor dos pobres daquela cidade, ao ponto de costurar túnicas e vestidos para viúvas necessitadas.

Nínive estava situada a noroeste, à margem leste do rio Tigre. Em vez de ir para lá, Jonas fugiu para Jope, embarcou em um navio e partiu para Társis, era o lugar mais longínquo para Jonas fugir da presença de Deus. Nós também temos nossas próprias “Társis e Nínive”. Társis é o lugar de fuga.

Jonas na terra seca.

Cesareia Marítima, a capital da Judeia
A cidade também estava localizada a cerca de 48 quilômetros de Jope e 37 quilômetros do Monte Carmelo.

É formada pelas três horas chamadas “menores”, por terem uma importância menor no contexto da proposta de oração diária e por serem mais simples e breves: Terça ou Tércia, pelas 9h00. Sexta, pelo meio-dia. Nona ou Noa, pelas 15h00.

O nome Tabita vem de Dorcas, uma personagem bíblica com um coração cheio de generosidade. Sua origem é do aramaico, que significa “gazela”, um animal com características delicadas, veloz e com uma grande beleza. Além disso, o nome também é conhecido como uma “mulher elegante e ágil”, bem como, de extrema delicadeza.

Ele foi tragado e “cuspido” por uma baleia jubarte e devolvido à água enquanto mergulhava em busca de lagostas, na sexta-feira, 11. Packard conta que estava mergulhando quando, por coincidência, o gigante do mar abriu a boca.

Jonas foi um profeta. O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles.

Primeiro, os ninivitas eram muito idólatras. Parece que a vida na cidade de Nínive estava intimamente ligada ao culto a Ishtar, a deusa da fertilidade e da guerra. Mas além dessa divindade, os ninivitas também adoravam a outros deuses como Nabu e Nisroque.

Nínive

Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo.

7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, e feriu a aboboreira, e ela secou. 8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.

Quando Deus mandou o israelita Jonas pregar em Nínive, a cidade ocupava um lugar importante no império assírio. Algumas décadas depois de Jonas, o rei Senaqueribe estabeleceu Nínive como capital do império. Na época de Jonas, Nínive já era uma cidade grande e importante, capital da província com o mesmo nome.

Tabita, chamada Tabitha em aramaico e Dorcas em grego, também conhecida por Tábata. Ambos os nomes significam gazela, que quer dizer graciosa. Ela morava em Jope, uma cidade da antiga Palestina.

Pedro Devolve a Vida a Tabita.

cidade de Jope

Dorcas foi uma mulher cristã da cidade de Jope. Ela ficou conhecida principalmente por ter sido ressuscitada pelo Senhor após a oração do apóstolo Pedro. A história de Dorcas na Bíblia está registrada em Atos 9:36-42.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.