Onde fica Canaã hoje em dia?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área.

A distância entre o Egito e a Terra Prometida ( Canaã ) é de 425 km.

Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.

1) O Jardim do Éden Estava Localizado no Oriente
O Jardim do Éden foi uma terra plantada por Deus no leste antes do Dilúvio (Gênesis 2:8; Siegfried Horn, The Seventh-day Adventist Bible Dictionary 302-3).

Embora a designação “Terra Prometida” não seja usada como tal no Antigo Testamento, o motivo teológico da terra prometida por Deus a Israel é, sem dúvida, um dos principais temas que conectam a maioria dos livros do Antigo Testamento.

Grupo Calebe Universal
Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Segunda a lenda, a denominação provém do nome do filho de Cam e neto de Noé, tendo-se tornado no nome da terra ocupada pelos seus descendentes.

1 Terra rica e fértil. 2 Lugar prometido e ansiosamente esperado, como concretização de um sonho.

40 anos

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.

A religião cananeia incluía demonstrações de êxtase, orações emotivas e prostitutas no templo. Esta religião também personificava e divinizava as forças da natureza. Por conta dessas crenças, eles tinham valores invertidos, podendo ser promíscuos e até cruéis, como por exemplo, fazerem rituais com crianças.

Com certeza as caravanas daquele período faziam esse trajeto em cerca de 1 mês. Considerando essas evidências, é óbvio que por trás da narração bíblica existe algo mais do que uma simples história de uma viagem do Egito para a Terra Prometida.

A maldição de Cam (que fez Canaã ficar negro por castigo, similar ao que acontecera com Caim) foi o que respaldou em 1455, com a promulgação da Bula Romanus Pontifex, a escravização e a exploração da África pelo Reino de Portugal.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Habitantes originais de Canaã, a Terra Prometida, de onde jorrava leite e mel, os cananeus, porém, caíram na desgraça perante Deus. O Todo-Poderoso entrou em guerra contra esse povo e ordenou que os israelitas tomassem seu lugar. Embora muito falados na Bíblia, eles não deixaram registros escritos.