Onde fica As Três Marias no céu?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 18 votos

Órion

As Três Marias são estrelas pertencentes à constelação ocidental de Órion, uma constelação que fica completa no nosso céu, durante toda a noite, somente durante o verão.

O Cinturão ou a Cintura de Orion, popularmente conhecido como Três Marias ou Três Reis, é um asterismo de três estrelas que formam o cinturão da constelação de Orion, o caçador. As estrelas, facilmente identificáveis no céu pelo brilho e por estarem alinhadas, são conhecidas como Mintaka, Alnilam e Alnitak.

Neste versículo, elas são:

  • Maria de Cleofas.
  • Maria Madalena.
  • Salomé, também conhecida como Maria Salomé, identificada no ocidente como Maria, mãe de Tiago.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Sirius

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

Por que elas recebem esse nome? Na América do Sul, as estrelas dos três Reis Magos são conhecidas como as três Marias, que acompanharam Cristo quando ele ressuscitou: Maria Madalena, Maria mãe de Jesus e Maria Salomé, que mandou decapitar João Batista.

O mês de Janeiro é tradicionalmente chuvoso, por isso as noites limpas são raras. Nessa época (incluindo Fevereiro), as populares Três Marias são facilmente visíveis no alto do céu, no início da noite. Elas são um grupo de estrelas que fazem parte da constelação de Orion.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

A estrela do “meio” do asterismo é Alnilam (Epsilon Orionis), uma supergigante azul situada a cerca de 1340 anos-luz de nós. A outra estrela é Mintaka (Delta Orionis), na realidade trata-se de um sistema múltiplo de estrelas. Mintaka situa-se a aproximadamente 915 anos-luz da Terra.

Diante do seu forte brilho, Sirius é facilmente identificável no céu. Para localizá-la, é possível utilizar o cinturão de Órion (também conhecido como “As Três Marias”). Essas três estrelas de Órion apontam na direção de Sirius. Flecha em azul mostra como encontrar Sirius a partir do cinturão da constelação de Órion.

Em menos de 1 milhão de anos, provavelmente.

O Cinturão de Órion é formado por três estrelas brilhantes; Alnilam, Mintaka e Alnitak. Órion está no céu do Sudoeste se você estiver no Hemisfério Norte ou no céu do Noroeste se estiver no Hemisfério Sul. É melhor vista entre as latitudes 85 e menos 75 graus.

Orion: Significa "fronteira, "limite" ou "luz dos céus", "luz do paraíso". Esse nome tem o significado incerto, possivelmente surge a partir do grego horion, que significa "fronteira, "limite". Também pode ter tido origem com o acadiano uru-anna, que significa "luz dos céus", "luz do paraíso".

No total, há sete nomes distintos de mulheres que estiveram junto à cruz, assim como várias declarações de “muitas mulheres” estando presentes (ver Mateus 27:55–56; Marcos 15:40; Lucas 23:49; João 19:25).

As Estrelas são corpos celestes com luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares de fusão, mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.

Sol

1. Qual é o nome da estrela que podemos observar durante o dia? Sol.

Vénus

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.