Onde fica armazenado as imagens da câmera de segurança?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

As imagens do circuito fechado podem ser armazenadas em servidores, dispositivos de armazenamento (DVDs, pen drive, cartão de memória etc) ou em um banco de dados on-line através da nuvem.

Finalmente, a pergunta que não quer calar: por quanto tempo manter as imagens? Quando tratamos de residências e condomínios, não existe uma regra ou uma lei. Porém, o recomendado por especialistas é que elas sejam guardadas por pelo menos 30 dias.

Para acessar câmeras de monitoramento via celular é preciso que seu DVR ou NVR possua esse recurso e esteja conectado a uma linha de internet. Além disso, a maioria dos sistemas de monitoramento possuem softwares próprios que devem ser instalados no celular para acessar o sistema.

Como regra geral, pode-se estabelecer que apenas as pessoas envolvidas em situações de infrações legais, danos e prejuízos materiais podem solicitar as imagens.

Um truque muito fácil para verificar se uma câmera de vigilância está ligada é a mudança de cor. Como assim? Quando está funcionando com total normalidade, a luz fica vermelha, mas se estiver apagada ou com falhas no sistema, a cor ficará branca.

O ideal é que ele consiga armazenar, pelo menos, entre 30 e 45 dias de imagens ininterruptas. Em residências e empresas, esse é o prazo mínimo recomendado para que as imagens sejam apagadas. É aconselhável também que as configurações já permitam que as gravações antigas sejam substituídas pelas atuais automaticamente.

Através do site “Câmeras CET” (camerascet.prefeitura.sp.gov.br), os motoristas e toda a população têm acesso as informações de trânsito e podem traçar sua rota, verificando se há acidentes ou bloqueios no trajeto.

Como recuperar fotos apagadas do Android

  1. Abra o aplicativo Google Fotos;
  2. Toque em “Biblioteca”, no menu inferior, e depois em “Lixeira”;
  3. Você verá os itens apagados nos últimos 60 dias. Depois de achar o arquivo desejado, é só pressioná-lo;
  4. Toque em “Restaurar”.

DVR Intelbras 4 canais Multi HD, com acesso das imagens ao vivo através de celulares ou computadores com internet. Esse kit conta com um HD de 500 Gigas que permite gravar durante 7 dias após encher a memória do HD ele gravará imagens sobre as outras gravações.

COMO FUNCIONAM AS CÂMERAS DE SEGURANÇA
Na verdade é muito simples: as imagens são captadas pelo equipamento e então, o sistema envia as informações para um dispositivo e então tudo é gravado no HD.

Para os casos de solicitação de imagens, o requerente deverá formalizar Boletim de Ocorrência em qualquer Delegacia da Polícia Civil, podendo solicitar, no ato da lavratura do Boletim de Ocorrência, que a autoridade policial (delegado) requeira as imagens diretamente à GSSU.

Existem dois tipos de acesso ao seu aparelho (se você ainda não possui um aparelho, veja aqui bons modelos):

  1. Acesso Local: que geralmente conecta o DVR a um switch ou ao próprio roteador em sua residência ou empresa;
  2. Acesso Remoto: que permite diretamente acessar dvr pela internet.

Se a câmera estiver desligada o DVR não fará a gravação pois não está recebendo a imagem da câmera.

Se a câmera possui áudio, geralmente há uma indicação no manual do usuário ou na descrição do produto. Normalmente o fabricante tem uma descrição completa das características da câmera, basta verificar a folha de especificações completa e descobrir se ela grava áudio ou vem com microfone.

Por se tratar de condomínio, equivocadamente, a maioria dos moradores acredita que as imagens das câmeras de segurança são de livre acesso a todos. Mas não são! Na prática, cabe ao síndico o acesso e controle do monitoramento das câmeras, uma vez que é o representante do condomínio.

Assim, não é permitido usar a imagem de qualquer pessoa sem a sua autorização. A publicação de fotos, vídeos ou memes sem consentimento é ilegal e quem cometeu tal violação deverá indenizar a vítima.

O operador de monitoramento é o profissional que acompanhará os alarmes e as imagens das câmeras de segurança. Ele é o vigilante remoto, que deverá analisar as informações provenientes dos dispositivos de segurança e, caso identifique ações suspeitas, tomará as ações necessárias para resguardar o patrimônio.

Câmera de monitoramento IP infravermelha
Se as luzes estiverem visíveis, a câmera está ligada e funcionando. Se você quiser outra maneira de verificar se esse tipo de câmera está funcionando, você pode segurar um livro ou outro item e ver se uma luz vermelha aparece nela.