Onde fica alojada a solitária?

Perguntado por: obrites . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A teniose é causada pela "tênia", também conhecida por "solitária", um verme achatado que se prende à parede do intestino e pode chegar a 4 metros de comprimento.

São relatados fadiga, dor de cabeça, dor abdominal, perda de peso, diarréia e/ ou constipação.

Vermes adultos podem ser erradicados com praziquantel ou niclosamida. O tratamento sintomático da neurocisticercose é complicado; é feito com corticoides, anticonvulsivantes e, em algumas situações, albendazol ou praziquantel. Cirurgia pode ser necessária.

O exame que deve ser solicitado para confirmar se o paciente está com Esquistossomose, é o parasitológico de fezes pelo método Kato-Katz. O achado de ovos nas fezes permanece sendo o teste padrão ouro para o diagnóstico da Esquistossomose.

Quanto à teníase, como há liberação de vermes, o diagnóstico é feito através do exame de fezes.

O principal reservatório das ténias é o Homem. As formas adultas do verme podem viver mais de 20 anos no intestino do hospedeiro produzindo diariamente milhares de ovos que são excretados com as fezes.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Após a contaminação, o verme adulto passa a se desenvolver no intestino delgado, provocando sintomas como dor abdominal, alterações no apetite e perda de peso. O homem é o único hospedeiro definitivo das duas espécies de tênia.

As pessoas se contamimam e adquirem a solitária somente quando comem carnes de boi ou de porco com larvas desse parasito, as quais estejam mal cozidas, mal assadas, mal fritas ou cruas.

Como a cisticercose é transmitida
A cisticercose é uma doença transmitida pela ingestão de ovos da tênia. Isso acontece quando ingerimos alimentos ou água contaminada por fezes de outros seres humanos que estejam com teníase.

A solitária entra no corpo pela ingestão de carne crua ou mal cozida de animais infectados, como boi, porco e peixe. Os parasitas retiram as substâncias nutrientes dos hospedeiros e às vezes o privam dos alimentos necessários para viver. A maior tênia já encontrada media 22 metros.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

“Os sintomas das verminoses e protozooses são parecidos e incluem desconforto abdominal, cólica, diarreia. Alguns protozoários, como a ameba, podem provocar uma diarreia com pus e sangue. Já a giardíase causa dor de estômago e diarreia”, afirma o médico.

A teníase é causada por duas espécies de tênias, a Taenia solium e T. saginata, também conhecidas como “solitárias”, e adquirida através do consumo de carne crua ou mal cozida contendo os cisticercos (larvas).

No intestino, os cisticercos amadurecem em tênias adultas e se fixam à parede do intestino. 3. Tênias adultas produzem segmentos (chamados proglótides) que transportam ovos. As proglótides podem expelir os ovos ou destacar-se do resto da tênia e se deslocar para o ânus.

Complicações. Teníase - Obstrução do apêndice, colédoco, ducto pancreático. Cisticercose - Deficiência visual, loucura, epilepsia, entre outras.

Segundo estimativas conservadoras da Organização Mundial da Saúde (OMS), há pelo menos 2,5 milhões de pessoas infectadas com teníase no mundo, distribuídas principalmente na América Latina, na antiga União Soviética, no Extremo Oriente incluindo a Índia, e no Continente Africano.

COMO EVITAR A DOENÇA:
Lave bem as verduras, frutas e legumes antes de ingeri-los; Só use água tratada, fervida ou filtrada para consumo, limpeza de alimentos e utensílios; Não usar fezes humanas para adubação nem água sem tratamento para a irrigação de hortas; Use luvas quando for mexer com terra.

Para a classe Cestoidea já foram descritas cerca de 4.000 espécies, todas endoparasitas, popularmente chamadas de solitárias.