Onde fica a vírgula na frase?
1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.
Quem me conhece sabe onde tem vírgula?
Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe. Quem pode, pode. No estádio do Morumbi, o vendedor de picolés gritava a plenos pulmões: Quem não pediu, “pida”.
Como usar a vírgula exemplos?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Tem vírgula antes de por quê?
Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula.
Tem vírgula antes de o qual?
Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.
Tem vírgula depois de por exemplo?
- A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.
Tem vírgula antes de quando?
Não se usa vírgula antes de “quando” que introduz uma ação relacionada com a ação anterior, praticamente simultânea a ela. Esse “quando” pode ser substituído por “no momento em que”, “no tempo em que”: Exemplos: Chegou quando ela ainda estava na mesa de cirurgia. Já estava desistindo quando achou a resposta.
Pode usar vírgula antes do não?
Constata-se que nos exemplos acima, as expressões “sim” e “não” introduzem uma informação contrária ao que foi dito anteriormente. Por isso, o sinal gráfico deve ser empregado antes do advérbio, não sendo necessário isolar as vírgulas.
Quando é que se usa?
Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?
Como usar a vírgula antes ou depois do e?
A vírgula é obrigatória antes e depois da conjunção e quando as duas situações que exigem vírgula ocorrem ao mesmo tempo na frase. Exemplos: Franco jogava videogame, distraído, e, quando a campainha tocou, tomou um susto.
Tem vírgula depois de já?
As formas corretas são “logo, logo” e “já, já”, com vírgula.
Como usar a vírgula depois do MAS?
Vírgula depois de “mas”
Em geral, não devemos utilizar vírgula após o “mas”. Há, contudo, um exceção. Quando houver houver uma frase intercalada logo depois de “mas”, a vírgula é aplicada após a conjunção adversativa, pois intercalações devem ser colocadas entre vírgulas.
Onde fica a vírgula do MAS?
A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.
Quando usar que é que exemplos?
As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?
Quando se usa o de ou da?
Para saber quando usar cada termo, usaremos o exemplo a seguir com a mesma frase:
- Apesar de a janela estar aberta, continuo com calor.
- Apesar da janela estar aberta, continuo com calor.
Tem vírgula depois do por favor?
O “por favor” pode ser usado no começo, no meio ou no fim da frase, sempre sendo separado do restante da oração pelo uso de vírgulas. Obséquio é um dos sinônimos mais utilizados de por favor, mas costuma ser empregado em comunicações mais formais. Exemplo: “Peço, por obséquio, que os presentes saiam do recinto”.
Como usar a vírgula no Porém?
Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.