Onde fica a vesícula e o apêndice?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Assim como apêndice, a vesícula biliar está localizada no abdômen. Esse órgão é responsável pelo armazenamento da bile que o fígado precisa para funcionar. Mas a boa notícia é que o sistema digestivo pode funcionar sem ele.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

Sintomas da apendicite
Falta de apetite é o principal sintoma da apendicite. No entanto, como aparece em qualquer quadro infeccioso, torna-se um sinal inespecífico; O sintoma mais característico é a dor abdominal que se manifesta do lado direito e na parte baixa do abdômen, na altura do umbigo.

Sintomas de vesícula inflamada

  • Dor aguda no lado direito do abdome.
  • Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
  • Sensação de náuseas.
  • Vômitos frequentes.
  • Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
  • Emagrecimento.

Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.

O sintoma mais comum da apendicite aguda é a dor no lado inferior direito do abdome. É uma dor pontual, contínua e localizada, fraca no início, mas que vai aumentando de intensidade. Na crise de apendicite aguda, a dor no abdome pode vir acompanhada por outros sintomas, como náuseas, vômitos e perda de apetite e febre.

Dor abdominal intensa no lado inferior direito; Náuseas ou vômitos; Perda de apetite; Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.

Sintomas de apendicite

  1. Mal-estar geral;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  4. Náuseas ou vômitos;
  5. Prisão de ventre ou diarreia;
  6. Perda de apetite;
  7. Barriga inchada;
  8. Excesso de gases.

Os sinais da apendicite podem ser confundidos com outras doenças, como pedra nos rins, e outras enfermidades, principalmente nas mulheres, como cisto no ovário e infecção urinária. Às vezes a dor inicia perto do estômago e a pessoa pode achar que está com algum problema gástrico.

Dor abdominal: um dos primeiros sintomas de apendicite
Um dos principais sintomas de apendicite é a dor abdominal generalizada. A dor tende a começar de forma repentina e piorar conforme o quadro evolui.

A apendicite é causada por diversos fatores, que incluem prisão de ventre, excesso de comida, má dieta e alimentos com baixo teor em fibra. A constante fermentação e digestão destes alimentos pode resultar em apendicite. Se o apêndice se rompe, a infecção se derrama na cavidade abdominal, causando peritonite.

A dor dura mais de algumas horas
Se a dor durar mais de cinco ou seis horas, vale a pena consultar um profissional de saúde para descartar apendicite. Em caso de enjoo, vômito ou febre, vá ao pronto-socorro. Em caso apenas de dor, ligar para um médico da família é um bom primeiro passo.

O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.

O medicamento perfeito é o Buscopan Composto.

Piores alimentos para a saúde da vesícula biliar
Leite integral e derivados. Embutidos. Carnes gordas. Oleaginosas.

A resposta, claro, é o aumento de pressão. Aumento este, que pode levar até mesmo ao ponto de explosão. Guardadas as devidas proporções, é mais ou menos isso o que ocorre quando cálculos (pedras) obstruem a vesícula biliar, impedindo que a biles siga para iniciar o processo digestivo.

Continuar lendo Onde fica o apêndice?