Onde fica a Valecula?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A valécula é a fenda entre a base da língua e a epiglote, na qual deve ser colocada a lâmina de um laringoscópio curvo, ideal para intubação de adultos. A epiglote é suspensa do osso hioide por um ligamento da linha média, o ligamento hipoepiglótico.

A epiglote está localizada na laringe e ligada à cartilagem tireoide e ao osso hióide.

A epiglote é uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, situada por detrás da língua, na parte superior da laringe. Sua função é impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório.

Os principais sintomas são dor de garganta intensa e respiração difícil, estridor. Os médicos fazem o diagnóstico observando a epiglote na sala de operação com uma luz direcionável.

A epiglotite é uma inflamação grave da epiglote – estrutura que impede a passagem de alimento da garganta para os pulmões, causada principalmente por infecção bacteriana.

GARGANTA

  • Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  • Irritação da garganta que não passa.
  • Dor de ouvido.
  • Caroço no pescoço.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

(Sensação de obstrução)
Algumas pessoas sentem que têm um nódulo ou uma massa em sua garganta, mesmo quando não há massa nenhuma. Se essa sensação não estiver relacionada à deglutição, é chamada de sensação de nó na garganta ou globus histérico (o que não significa que a pessoa seja histérica).

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

Quando a epiglote falha, o alimento atrapalha a passagem de ar, desencadeando o engasgo.

Ela ajuda a impedir que alimentos desçam pela traqueia quando você engole. Se a epiglote inchar, ela pode bloquear a traqueia impedindo a respiração. Epiglotite é uma infecção bacteriana da epiglote. Crianças e adultos que podem ter epiglotite devem ir ao pronto-socorro de um hospital imediatamente..

Observe que, durante a deglutição, a epiglote impede que o alimento siga para o sistema respiratório. Quando isso ocorre, engasgamos. A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma espécie de válvula.

Quando o indivíduo ingere alimentos, a epiglote fecha a glote , impossibilitando que eles entrem na laringe . Quando respiramos, ela se abre para dar passagem ao ar. Por esse motivo, não podemos respirar ao mesmo tempo em que deglutimos ou vice-versa.

Entendemos por “deglutição” o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo (alimento ou saliva) da boca até o estômago. Os órgãos envolvidos na deglutição são: cavidade oral (músculos das bochechas, dentes, língua e palato), faringe, esôfago e estômago, que atuaram de forma sequenciada.

A glote é um espaço localizado na faringe (garganta) que fica entre as duas pregas vocais. É importante porque dependendo da abertura e fechamento das pregas vocais, o ar passa e serão produzidos os sons, a fala.

A evolução rápida com obstrução das vias aéreas superiores caracteriza uma emergência médica. Historicamente, antes de sua vacinação, o Haemophilus influenzae tipo B foi o responsável por cerca de 99% dos casos de epiglotite.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Tradicionalmente, a laringoscopia direta é o exame padrão ouro para o diagnóstico do estridor3-5.

Tratamento da epiglotite
Um tubo endotraqueal é geralmente necessário até que o paciente seja estabilizado por 24 a 48 horas (tempo de entubação habitual total é < 60 horas para crianças e adultos).

A laringite é a inflamação da região onde se situam as cordas vocais. O problema resulta em dor de garganta e rouquidão.