Onde fica a tomada do ar condicionado?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Tradicional modelo, formado todo por uma única peça, a tomada geralmente fica no mesmo espaço no qual está o equipamento. Usados para climatizar grandes ambientes, nos equipamentos Cassete e Piso Teto, a maior parte dos pontos elétricos ficam na condensadora, ou seja, na unidade interna.

As tomadas altas, que devem estar entre 2 m e 2,25 m acima do chão, são destinadas aos equipamentos que não precisam ser desligados, como chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, coifas e micro-ondas ou fornos embutidos no alto de armários.

Ar-Condicionado tem Tomada Elétrica Exclusiva
O ideal é que tenha uma tomada exclusiva para o ar-condicionado próxima ao local de instalação do aparelho.

Zimermann afirma que o disjuntor não pode ter a função de um interruptor no aparelho. Por esse motivo, desligar no disjuntor é uma prática não aconselhada e pode prejudicar a vida útil do seu ar-condicionado.

Desligar os equipamentos da tomada, portanto, pode levar a uma economia de 3%. Esse número pode até parecer irrelevante, mas fazendo o cálculo de consumo, no final você verá que isso pode impactar diretamente no seu bolso.

A opção mais simples para cobrir a tubulação e mangueiras do ar-condicionado é utilizando canaletas de plástico, já utilizadas para outras instalações elétricas. Essas canaletas geralmente são neutras, sem cor ou textura, o que conta como um ponto benefício para a decoração e organização do ambiente.

A norma brasileira ABNT 14136 fala melhor sobre este posicionamento: Neutro: Ponto a esquerda; Terra: Ponto central acima; Fase: Ponto a direita.

O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente.

O ar-condicionado consome bastante energia, o que exige um disjuntor exclusivo, assim como uma tomada exclusiva também. Jamais ligue mais de um aparelho, com o uso de benjamins, por exemplo, na mesma tomada em que o ar-condicionado está ligado.

Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: – Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.

O ideal é que o aparelho seja instalado em uma altura de 1,50 m e 1,80 m do chão. Caso seja na parede, a distância mínima é de 0,50 cm. Quando for instalar a condensadora, prefira locais ventilados. Isso ajuda a máquina não reter calor, nem perder rendimento.

É imprescindível usar disjuntor junto à instalação elétrica do ar condicionado porque o aparelho consome muita energia e pode sofrer danos facilmente. Por isso, o disjuntor é um dispositivo obrigatório para prolongar a vida útil do aparelho e garantir a segurança no ambiente durante o uso do ar condicionado.

De forma geral, a recomendação da maioria dos profissionais é evitar o uso de transformadores sempre que possível. O jeito então é tentar trocar o aparelho por um modelo com a corrente certa ou encontrar outras soluções para utilizar seu ar condicionado 220V.

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

O derretimento ou escurecimento do material plástico no entorno dos furos da tomada está relacionado às sobrecargas de corrente. Isso ocorre quando há um descompasso entre os valores de intensidade – medida em amperes (A) – oferecidos pela tomada e exigidos por um dispositivo ligado a ela.

De maneira direta, a resposta para essa pergunta é: sim. Tirar os aparelhos da tomada economiza energia e pode fazer diferença no final do mês. Todos os dispositivos eletrônicos que mantêm alguma luz de stand by acesa estão consumindo energia o tempo todo.