Onde fica a têmpora?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 7 votos

sabe esse ossinho na lateral da cabeça, que fica entre o olho e a orelha? é aí que fica o osso temporal, também conhecido como têmpora!

O osso temporal é um osso par que contribui para a parede lateral e para a base do crânio, formando parte da fossa média e posterior do crânio.

Divide-se em três porções: anterior (formando parte da fossa média e com inclinação antero inferior), inferior (relacionada aos grandes vasos e nervos do pescoço) e posterior (relacionada à fossa posterior).

Causas da arterite temporal
Na arterite temporal, o revestimento das artérias fica inflamado, causando um edema (inchaço) nas mesmas. Este edema estreita os vasos sanguíneos, reduzindo a quantidade de sangue a circular, e o oxigénio e nutrientes vitais não conseguem atingir os tecidos na área afetada.

A dor de cabeça do lado esquerdo pode ter diversas causas. Uma delas é a enxaqueca o segundo tipo mais comum de cefaleia, descrita como uma dor latejante ou pulsante recorrente, moderada ou intensa e que pode se manifestar tanto somente do lado direito quanto apenas no esquerdo.

Alguns dos gatilhos mais comuns para essas dores de cabeça são desidratação, uso excessivo dos músculos da face e da cabeça, estresse e ansiedade. A dor é muitas vezes no couro cabeludo ou nas têmporas, e é frequentemente descrita como um aperto ou em faixa.

Cefaleia tensional
A pessoa sente como se estivesse usando uma faixa bem apertada na altura das têmporas. Tem as mesmas causas da enxaqueca, podendo resultar, também, de problemas oftalmológicos, contato com cheiros fortes e abuso de alimentos estimulantes.

A enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica cuja principal característica é a dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça.

O músculo temporal é dividido em duas partes: a anterior e a posterior. A parte anterior é responsável pela protusão, ou seja, projetar nossa mandíbula para a frente. Já a posterior faz o movimento contrário, puxando a mandíbula para trás, o movimento de retração.

Lóbulo Temporal
Está localizado atrás do lobo frontal e é responsável por nossa memória; equilíbrio; estímulos auditivos e por nosso estado de ânimo.

Significado de Têmporas
substantivo feminino plural [Anatomia] Conjunto das partes situadas na região lateral da cabeça, entre o olhos e as orelhas; fonte.

O que é? A tomografia computadorizada da mastóide (ossos temporais ou ouvido interno) é o melhor exame para avaliação das estruturas do ouvido interno. São obtidas imagens de alta resolução, submiliméticas que podem ser reconstruidas em diferentes planos ortogonais a fim de obter o máximo de informações possíveis.

Também no osso temporal, através do canal carótico, passa a artéria carótida interna, principal artéria que nutre o encéfalo. Além disso, os nervos cranianos VII (facial) e VIII (vestibulococlear) passam pela face posterior da parte petrosa, no meato acústico interno.

1 Anat Parte da face anterior e superior do crânio humano, constituída pelo osso frontal e delimitada pelas sobrancelhas e o couro cabeludo; testa.

Uma biópsia da artéria temporal (na têmpora) é frequentemente feita para confirmar o diagnóstico. Outro exame que ajuda a confirmar o diagnóstico é um ultrassom das artérias temporais. Muitas vezes, ele torna a biópsia desnecessária.

Um aneurisma geralmente só causa cefaleia quando rompe. Isto causa uma hemorragia súbita no cérebro e leva a um tipo de dor de cabeça muito intensa, “explosiva”, podendo ser associada a náuseas, vômitos e muitas vezes perda de consciência, podendo levar à morte ou sequelas importantes.

Algumas dicas que podem te ajudar são:

  1. Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
  2. Evitar ambientes barulhentos.
  3. Fazer sessões de acupuntura6
  4. Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
  5. Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Pressão na região das têmporas
Com as mãos, você pode massagear a área da têmpora que está dolorida. Produtos à base de cânfora (por ter ação anti-inflamatória) podem trazer um alívio temporário.

A sensação de pressão na cabeça pode estar associada a diversas causas, como fadiga e estresse, bruxismo e mordida errada, má postura e contraturas cervicais, sinusite e enxaqueca.