Onde fica a supra ilíaca?

Perguntado por: saparicio6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

A dobra cutânea suprailíaca é obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar média. Para isso, é necessário que o avaliado afaste o braço para trás para permitir a execução da medida.

As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, axilar média, supra ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.

No protocolo de Pollock & Wilmore são utilizados para o sexo masculino as dobras peitoral, abdominal e coxa, e para o sexo feminino, triciptal, suprailíaca e coxa.

O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

é medida no sentido do eixo longitudinal do braço, na. sua face anterior, no ponto de maior circunferência. aparente do ventre muscular do bíceps.

  1. Faça abdominais bicicleta. Deite reto sobre suas costas com suas mãos atrás da cabeça. ...
  2. Faça giros russos. Sente no chão com suas costas retas e seus pés estendidos à sua frente. ...
  3. Faça pranchas laterais. ...
  4. Tente alguma aula de tonificação corporal. ...
  5. Faça exercícios aeróbicos.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

O protocolo de Jackson e Pollock (1985) faz o cálculo do %G corporal utilizando o somatório de quatro dobras (tricipital, abdominal, suprailíaca e coxa) Jackson e Pollock (1978) é uma fórmula generalizada para o cálculo da densidade corporal (DC) de homens de 18 a 61 anos, utilizando o somatório de sete dobras ( ...

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

Depois, esses dados devem ser incluídos na fórmula de Jackson-Pollock: Densidade corporal = (0.29669 x soma das dobras cutâneas) – (0,00043 x quadrado da soma das dobras cutâneas) + (0,02963 x idade) + 1,4072.

Medir Dobras Cutâneas (DC) é medir a espessura (grossura) de sua camada de gordura corporal mais pele fazendo efetivamente uma dobra em um ponto específico do seu corpo.

A gordura visceral se acumula na cavidade abdominal, abaixo da camada dos músculos, ficando próxima a órgãos vitais. Se você tem aquela pochetezinha, um culote ou outros depósitos de gordura localizada, provavelmente trata-se da gordura subcutânea. Como o próprio nome já diz, ela fica localizada abaixo da pele.

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

A fórmula utilizada para o cálculo é: IMC = Peso ÷ Altura x Altura, e a sua unidade de medida é kg/m². De acordo com uma tabela firmada pela Organização Mundial da saúde, o resultado mais indicado para homens adultos com idade entre 20 e 59 anos estaria entre 18,5kg/m² e 25 kg/m².

Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.

O que comer
As proteínas magras (frango sem pele, peixes e frutos do mar) são ótimas opções que auxiliam no processo de perda de gordura corporal, pois ajudam a manter o peso sob controle, além de acelerar o metabolismo. Como impacto, esses alimentos proporcionam saciedade, controlando o nível da fome.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

Continuar lendo O que é supra-ilíaca?