Onde fica a sede da UNICEF no Brasil?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

No Brasil, o UNICEF tem um escritório nacional em Brasília e oito escritórios zonais sediados em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo, e um escritório temporário em Boa Vista.

Em mais de 1.900 municípios do Semiárido e da Amazônia, sendo sete deles capitais estaduais, o UNICEF trabalha por meio do Selo UNICEF. Já em oito capitais – Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo –, o UNICEF atua por meio da #AgendaCidadeUNICEF.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recebeu da Assembleia Geral da ONU o mandato de defender e proteger os direitos de crianças e adolescentes, ajudar a atender suas necessidades básicas e criar oportunidades para que alcancem seu pleno potencial.

É necessário ser recém-formado em nível de graduação, falar inglês e algum outro idioma e ter experiência com temas sociais. Há vagas para voluntários nos escritórios do Unicef em diversas partes do mundo, todas postadas no site do United Nations Volunteers (Voluntários das Nações Unidas).

Em inglês, United Nations Children's Fund. A sede fica em Nova York.

Nova Iorque, 19 de novembro de 2021 – A embaixadora do UNICEF Millie Bobby Brown é destaque em um novo vídeo para elevar a voz das crianças às vésperas do Dia Mundial da Criança, celebrado em 20 de novembro.

Infelizmente, não. Apesar de apoiarmos diversos projetos que ajudam milhares de crianças e adolescentes, as doações ao UNICEF no Brasil não são beneficiadas pelas regras do Imposto de Renda (assim como a de muitas outras importantes instituições que atuam no Brasil).

R$ 8.519 - R$ 9.193.

O que o município ganha ao ser certificado com o Selo UNICEF? Os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e os adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos.

O adolescente faz parte do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), uma das ações do Selo UNICEF Município aprovado. A proposta do NUCA é articular adolescentes para mudar os locais em que estão inseridos, por meio de formação e atividades de transformação.

A iniciativa nasceu da parceria do UNICEF com organizações da sociedade civil e empresas com expertise em tecnologia, e funciona de forma anônima e gratuita por meio de um chatbot batizado de Ariel por adolescentes, acessado pelo site podefalar.org.br ou pelo WhatsApp.

O UNICEF trabalha pela garantia dos direitos de cada criança e adolescente, concentrando seus esforços naqueles mais vulneráveis, com foco especial nos que são vítimas de formas extremas de violência. Desde 1950, o UNICEF vem apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no Brasil.

Os municípios certificados receberão um troféu, um certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo UNICEF. O Articulador(a), o(a) Mobilizador(a) de Adolescentes e Jovens e o CMDCA, por meio de um(a) representante, também recebem um certificado de reconhecimento.

No mundo todo, voluntárias e voluntários estão apoiando suas comunidades com informação e ajuda direta, seguindo normas de segurança. Desde 2018, a Iniciativa Global de Voluntariado tornou-se o canal oficial de engajamento de pessoas com os programas do UNICEF em diversos países.

Quem pode participar
Vivem nestes 2.311 municípios mais de 22 milhões de meninas e meninos de até 17 anos. Devem ser eles o foco dos esforços dos municípios e governos estaduais durante - e para além! - da participação no Selo UNICEF.

Os Presidentes da Assembleia Geral das Nações Unidas são eleitos entre os diplomatas e dignitários dos países membros, para o período de um ano.