Onde fica a quilha do barco?

Perguntado por: emata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Essa peça fica localizada no casco da embarcação e vai da proa até a popa, por meio da parte inferior do barco. É uma das partes estruturais mais importantes, por isso, é vista como a espinha dorsal de uma lancha.

Proa: é a parte da frente do barco. Nela, ficam as velas, como o balão e a genoa.

Superestrutura, casario – A construção acima do convés — se houver uma superestrutura na proa, recebe o nome de castelo; na popa, tombadilho. Barcos de lazer não costumam ter nem castelo nem tombadilho, apesar de frequentemente terem superestrutura.

Essa peça vai da proa à popa e fica na parte inferior do barco. Na quilha é fixada as peças curvas que servirão de estrutura para as tábuas do costado. A quilha é a principal peça estrutural do casco de uma embarcação, pois é ela que fortalece toda a estrutura.

Estibordo/boreste: parte que fica ao lado direito do barco. Meia nau: parte entre a proa e popa do barco. Motor de centro rabeta: motor que fica dentro do barco, geralmente na popa, já a rabeta fica presa no espelho de popa.

O fundo de uma prancha é a parte que fica em contato com a água. O mais comum é o fundo côncavo mas, existem mais alguns tipos de fundos usados. _deck: O deck de uma prancha, ao contrário do fundo, é a superfície que fica virada para cima na água, aonde ficamos de pé.

Quilha do esterno ou carena é o osso interno situado no peito das aves onde prendem-se os músculos que movem as asas, chamados de músculos peitorais, que tem forma de uma quilha de barco.

Hélice é uma estrutura composta por pás que realizam o movimento de rotação. Esse movimento é gerado e transmitido pela potência do motor do barco, que faz com que a hélice se movimente e forme o empuxo que proporciona o impulso à água necessário para empurrar o barco para frente.

Velame é o nome dado ao conjunto das velas de uma embarcação. Tradicionalmente não se fala de velas mas sim de panos e assim diz-se que a Sagres dispõe de 23 velas, 10 de pano redondo e 13 de pano latinos.

Quais as principais partes de uma embarcação? Além de bombordo e estibordo, também temos popa e proa. Popa é a seção posterior do navio. É uma das partes mais importantes e respeitadas de uma embarcação.

O objetivo principal do pé de galinha é fornecer apoio para a hélice, eixo e o rolamentos do eixo.

O motor de popa é um dos principais motores usados em embarcações de pequeno porte, como lanchas, botes e barcos de pesca. Seu nome é justamente porque ele fica instalado na popa (na parte de trás) da embarcação – e uma parte dele fica de fora da água. Esse motor é mais indicado para quem deseja navegar em águas rasas.

Foi em 1935 que o californiano Tom Blake inventou de colocar uma quilha na prancha, revolucionando o surf da época. Outra grande inovação de Tom Blake foi fazer prancha ocas, mais leves, o que ajudavam na performance. Uma prancha de Tom Blake.

Além de proporcionar a velocidade na água elas também são responsáveis pela estabilidade no surf. Atualmente no mercado, existem as monoquilhas, biquilhas, triquilhas e quadriquilhas.

Calado – Profundidade em que cada navio está submerso na água. Tecnicamente, é a distância da lâmina d'água até a quilha do navio.

Espia é um termo muito conhecido no meio marítimo que significa "cabos de amarração ou atracação". As espias compõem o conjunto de cabos que têm a função de amarrar ou atracar a embarcação à terra firme (cais, píer, etc.)