Onde fica a membrana mucosa do nariz?

Perguntado por: emartins5 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A mucosa nasal é classificada pela sua constituição celular e aspecto visual em: Mucosa vermelha: É a parte inferior, mais próxima à entrada das fossas nasais. Ela contém capilares sanguíneos abundantes para aquecer o ar que inalamos. Reveste as duas primeiras regiões das fossas nasais: vestíbulo e área respiratória.

A mucosa tem vários tipos de células, incluindo: Células epiteliais escamosas, células achatadas que revestem os seios e formam a maior parte da mucosa. Células glandulares, similares às células das glândulas salivares, que produzem muco e outras secreções. Células nervosas, que são responsáveis pelo olfato.

Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.

As recomendações para eliminar a congestão nasal são:

  1. Procure um otorrinolaringologista;
  2. Evite o ar-condicionado;
  3. Use umidificadores e inaladores de ar;
  4. Beba bastante água;
  5. Lave o nariz com solução fisiológica;
  6. Faça compressas quentes;
  7. Experimente a técnica da acupressão.

Como fazer lavagem nasal? A lavagem nasal deve ser feita com uma solução salina, como o soro fisiológico. Basta aplicá-lo em uma das narinas com a ajuda de uma seringa sem agulha, até que a solução saia pela outra narina. Repita o procedimento algumas vezes.

A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade. Azzam aconselha usar soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.

Corticoides
Os corticoides podem ser prescritos sob a forma de spray nasal, de forma a prevenir e tratar a inflamação local, como é o caso da fluticasona, budesonida ou mometasona, por exemplo. Caso se trate de uma sinusite severa, o médico pode recomendar o uso de corticoides orais ou injetáveis.

As mucosas são encontradas em várias partes do corpo e revestem cavidades úmidas como a boca, bexiga e intestino. Elas ajudam na proteção e na manutenção da umidade do local, de acordo com a necessidade.

Mucosa ou membranas mucosas é um tipo de tecido epitelial de revestimento interno das cavidades do corpo formado pelo epitélio juntamente com o tecido conjuntivo que reveste as cavidades húmidas do corpo. Portanto, recobre locais como a boca, o intestino, a bexiga, etc.

Revestindo a cavidade nasal existe uma membrana mucosa, rica em vasos sanguíneos. A área da superfície ampliada e os abundantes vasos sanguíneos permitem que o nariz aqueça e umidifique rapidamente o ar que por ele entra. As células da membrana mucosa produzem muco e contêm filamentos ciliares minúsculos (cílios).

Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.

O ar mais seco e as temperaturas mais baixas facilitam a ocorrência de crises de sinusite, que é a inflamação ao redor das vias nasais. A doença pode ser causada por vírus e bactérias ou ser um problema crônico desencadeado por outros fatores de risco, como poluição e cigarro.

Se for sinusite, com secreção que desce dos seios da face pela retrofaringe, cai na glote e provoca tosse, o gelado piora o quadro.

A inflamação do interior do nariz provoca inchaço, entupimento e a produção de mais fluido do que o habitual. Há várias causas possíveis, mas a mais comum é uma infecção viral. Além do nariz entupido e com muco, os sintomas podem ser também dor facial e espirros.

Continuar lendo Como se chama a mucosa?