Onde fica a melhor carne do Brasil?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Um trabalho publicado recentemente pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisou dados de cerca de 4 milhões de animais abatidos em diversos Estados brasileiros e constatou que os animais de Mato Grosso do Sul estão à frente no quesito qualidade, onde 93% dos animais apresentaram padrão de qualidade ...

O World Steak Challenge, tradicional concurso internacional sobre carne bovina, anunciou o contrafilé japonês da raça Wagyu como o melhor bife do mundo em 2022.

Hoje a liderança de produção e consumo é ocupada pela carne de aves, cujo consumo mundial foi estimado para 2021 em 135,4 milhões de toneladas contra 122,0 milhões de toneladas da carne suína.

Os cincos maiores estados produtores são: Mato Grosso, com 28 milhões de cabeças; Minas Gerais, com 23 milhões; Goiás, com 21 milhões; Mato Grosso do Sul, com 21 milhões e Pará, com 19 milhões.

Entre os estados, Mato Grosso segue líder na criação de gado com 32,4 milhões de cabeças, o que equivale a 14,4% do rebanho nacional. Em seguida vem Goiás (10,8%). Já entre os municípios, a liderança segue com São Félix do Xingu, no Pará, com 2,5 milhões de cabeças.

A Região Sul continua como a principal para a criação: 21,4 milhões de animais, metade do efetivo nacional. Com 8,4 milhões de cabeças, crescimento de 7,8%, Santa Catarina seguiu liderando em nível estadual, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul.

O crescimento em 2022 foi de 4,66%, em comparação com 2021. Com esse quantitativo, Mato Grosso detém 14,80% do rebanho bovino nacional. Com 3,7 milhões de pessoas, o estado tem cerca de nove bovinos por habitante.

Na Argentina, os pastos são apontados como um dos principais fatores pelos bons cortes de carne produzidos pelo país. Por lá, os gados são criados em pastos que ficam em regiões planas e baixas das Pampinas, parte central da Argentina. Com pastagem em abundância, o boi faz um esforço mínimo para se alimentar.

Filé mignon

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

20 países que mais consomem carne:
Estados Unidos – 101 kg de carnes por habitante. Em seguida temos a Austrália – 93 kg de carnes por habitante. Argentina – 90 kg de carnes por habitante. Israel – 88 kg de carnes por habitante.

O estado de Mato Grosso lidera o número de cabeças de bovinos, com 32,7 milhões de animais, um crescimento de 2,3%. Em seguida vem Goiás, com 23,6 milhões de cabeças de gado, alta de 3,5%. Pará está em terceiro lugar, com 22,3 milhões, crescimento de 6,3%. Em quarto lugar fica Minas Gerais, com 22,2 milhões animais.

wagyu

Considerada a melhor do mundo, a carne do boi japonês wagyu é fornecida e vendida por empresas brasilienses.

Filé-mignon: peça macia para grelha
O corte conhecido como o mais macio e tenro em carnes bovinas é retirado próximo ao contrafilé, e é uma parte mais nobre dessa área.

Friboi – A Carne Mais Vendida do Brasil!

Kobe Beef

O Kobe Beef, ou seja, um boi produzido em Kobe, no Japão, pode ter sua carne vendida por até mil dólares o quilo, uma iguaria acessível a poucos sortudos! O valor se justifica, dado que a carne é qualificada conforme o grau de marmoreio de gordura entremeada.

Com o equilíbrio perfeito entre carne e gordura, a Picanha 481 é considerada um corte premium para quem quer acertar no churrasco.

Os Cinco maiores frigoríficos do Brasil #jbs #minerva #marfrig #auroraalimentos #frigorificomercosul #nelore #fazenda #agro.

O maior frigorífico de suínos da América Latina. A nova estrutura está localizada no município de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná. A nova fábrica está programada para dar início às atividades a partir de janeiro de 2023.

Pela ordem, as empresas que se destacam são BRF, JBS, Aurora, GT Foods, Copacol, C.

fazenda Colorado

A fazenda Colorado possui a maior capacidade estática da América Latina com 84 mil animais – abatendo 120 mil bovinos por ano –, sendo o confinamento o maior produtor de carne Angus do Brasil. Fora os animais da raça Angus, o grupo também cria Nelore, para a produção de carne commodity.