Onde fica a maior reserva de potássio do mundo?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Em termos mundiais, o Canadá com 62,6% e a Rússia com 12,5%, são os dois principais países em reservas de sais potássio. O Brasil ocupa a 7ª colocação no ranking mundial em termos de reservas de potássio.

De fato, a solução mágica pode não ser tão simples assim, o potássio brasileiro provém de uma rocha de nível de mineração muito mais difícil do que do leste Europeu e do Canadá, e a logística do processo deverá deixar o produto nacional mais caro do que o importado.

Desde a foz do Rio Madeira, que deságua no Rio Amazonas, passando por municípios como Autazes, Nova Olinda do Norte e Borba, há dezenas de áreas, em diferentes etapas de pesquisa mineral, em nome da Petrobras e da companhia Potássio do Brasil, controlada pelo banco canadense Forbes & Manhattan.

Podemos encontrar Potássio em abundância na natureza, as fontes principais são águas salgadas e minerais.

O seu uso é essencial para a melhoria e manutenção da fertilidade do solo, aumento da produtividade das culturas, qualidade de alimentos e para a sustentabilidade econômica e ambiental.

Assim, a quantidade de cloreto de potássio importado pelo Brasil do Canadá somou 4,54 milhões de toneladas em 2022, volume 9,1% maior que o de 2021. Alemanha e Israel enviaram 1,25 milhão de toneladas e 1,1 milhão de toneladas do insumo ao Brasil em 2022, com aumentos de 6,3% e de 14,1%, respectivamente, frente a 2021.

Ferro: o principal recurso mineral encontrado no Brasil, ele é extraído principalmente da hematita, magnetita, limonita e siderita. A jazida de minério de ferro mais variada e maior, está localizada na Serra dos Carajás, próxima da cidade de Marabá e do rio Tocantins, no Estado do Pará.

As reservas mundiais são concentradas. Três países detêm 75% do total, sendo que 42,3% encontram-se no Marrocos que possui 21.000 bilhões de toneladas. A China, segundo lugar, possui 26% e os Estados Unidos, 7%.

“A gente já alertava sobre isso lá atrás. Em 2020, quando Bolsonaro fechou a Fafen, alertamos que a falta de estratégia do governo colocaria o país em uma situação de dependência total dos insumos”, apontou Castellano.

De janeiro a setembro de 2022, foram importados 94,872,161,068 kg em mercadorias da Rússia. Neste período, um dos principais produtos que o Brasil importou da Rússia foram os insumos para fabricação de fertilizantes e adubos.

"O solo brasileiro precisa muito de fertilizantes porque ele é naturalmente pobre em nutrientes", explica José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa Solos. "É diferente do hemisfério Norte — dos EUA, da Europa — que são regiões de solos férteis.

Obtenção do potássio
O potássio ainda é obtido da mesma forma que o foi pela primeira vez: por meio da eletrólise ígnea, ou seja, sem a presença de água. Atualmente, o composto de potássio mais utilizado para a eletrólise é o cloreto de potássio, KCl, mas o hidróxido de potássio, KOH, também já foi muito utilizado.

Essencial para qualquer tipo de cultivo, o potássio é um dos minérios mais importantes para a indústria de fertilizantes. O mineral é largamente utilizado para aumentar a produtividade no campo e, juntamente com o nitrogênio e o fósforo, forma a tríade presente nas formulações NPK.

1807

O potássio foi o primeiro metal isolado por eletrólise. Desta forma ele foi isolado pela primeira vez por Humphry Davy, químico inglês, em 1807, usando uma bateria voltaica para decompor o hidró- xido de potássio fundido.

O potássio é um mineral abundante nos alimentos, especialmente em vegetais e frutas. As folhas verdes, os legumes, outras verduras, os feijões e os laticínios são ricas fontes desse elemento.

O que acontece? Quando a quantidade de potássio na corrente sanguínea está baixa, dá-se o nome de hipocalemia. Isso pode ocorrer por diversos fatores, entre eles diarreia, vômitos, uso excessivo de álcool ou laxantes, insuficiência renal crônica, entre outros.