Onde fica a maior onda do Brasil?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A “Laje da Jagua”, uma bancada de pedras a cerca de 5 km da costa de Jaguaruna, no Sul catarinense, está reconhecida como o local das maiores ondas do Brasil. O projeto de lei de autoria da então deputada federal Angela Amin (PP), foi aprovado na Câmara, na última semana.

A 'Laje da Jagua' é uma bancada de pedras a aproximadamente 5km da costa de Jaguaruna, litoral sul de Santa Catarina.

Mais um recorde do mundo de ondas gigantes registado na Nazaré. Desta vez o herói é o alemão Sebastian Steudtner, que surfou em outubro de 2021 uma onda com 26,21 metros de altura. O anúncio foi feito esta terça-feira, depois de devidamente homologada pela Liga Mundial de Surf e validada pelo Guinness World Records.

O recorde de onda mais longa já surfada por lá é de quase 40 minutos, com uma extensão de 12,5 quilômetros. Incrível, né?

cidade de Saquarema

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (18) o Projeto de Lei (PL) 2.173/2019, que confere à cidade de Saquarema (RJ) o título de Capital Nacional do Surfe.

2022. No feminino, Maya Gabeira segue com o recorde. A brasileira surfou uma onda de 22,4 metros em 2020, quebrando sua própria marca de 20,72 com uma onda em 2018, ambas em Nazaré. No feminino, Maya Gabeira segue com o recorde.

Considerada a onda mais perigosa do Rio, a Laje do Gardenal —nome de um remédio neurológico— exige experiência e cuidados redobrados. As ondulações de até 3 m foram fotografadas no último domingo (7) a 2 km mar adentro na Barra da Tijuca, zona oeste carioca.

Laje de Jaguaruna, Santa Catarina
Essa é conhecida como a maior onda de todo o país. Ela é grande, bastante pesada e roda um tubo grotesco. Ela se torna perigosa, porque dependendo do local e da condição você pode passar com as quilhas a dois palmos das pedras.

Praia do Norte da Nazaré

Nazaré, Portugal. A Praia do Norte da Nazaré conquistou fama mundial quando, em 2011, o surfista Garrett Mcnamara surfou ali uma onda de 23,8 metros, entrando para o Livro do Guiness como a maior onda surfada do mundo.

Com até 15 metros, maior onda do Brasil é de Santa Catarina; saiba onde. A “Laje da Jagua”, uma bancada de pedras a cerca de 5 km da costa de Jaguaruna, no Sul catarinense, está reconhecida como o local das maiores ondas do Brasil.

Uma laje em geografia, oceanografia e náutica se refere a uma rocha ou rochedo que tem o formato achatado, semelhante ao formato plano.

Para que isso aconteça, Scooby precisa superar a onda de 26,21 metros, surfada pelo alemão Sebastian Steudtner em outubro de 2020.

A ondulação tem de ser superior a 3 metros e período de onda maior que 13 segundos, e o vento um pouco offshore e de norte é bom. Normalmente o Canhão da Nazaré - gerador de ondas gigantes, amplifica muito o tamanho das ondas nas previsões, podendo gerar ondas de até 30 metros de altura!

As ondas de rádio são as ondas de menor energia de todo o espectro eletromagnético. Também são aquelas de menor frequência e com os maiores comprimentos de onda, cujas dimensões podem variar de alguns metros até dezenas de quilômetros. As ondas de rádio são invisíveis aos nossos olhos.

Maior onda do Gigantes de Nazaré
Michelle também chamou a atenção dos juízes pela coragem. Ela pegou a maior onda do dia de 14,85 metros e levou o prêmio.

Sebastian Steudtner

O alemão Sebastian Steudtner foi reconhecido no último mês como o dono do recorde de maior onda já surfada na história do esporte, com uma bomba de 26,21 metros em Nazaré.

O oceano, como o maior reservatório de água do mundo, nunca esteve parado. Pelo contrário, ele sempre foi dinâmico, tanto em zonas profundas quanto em sua superfície, em decorrência das ações dos ventos, que geram correntes marítimas e inúmeras ondas.

A boa notícia é que o Brasil tem excelentes pontos para o surf, como Matinhos, no Paraná, Búzios, no Rio de Janeiro, a deslumbrante Fernando de Noronha e Ubatuba, em São Paulo. O bom clima no país significa que as condições de surf permanecem favoráveis quase o ano todo.

A ilha de Oahu, o paraíso dos surfistas no Havaí
Continuamos o trajeto pelos melhores destinos do mundo para praticar surfe indo a Honolulu, a capital do arquipélago do Havaí, situada na costa sul da ilha de Oahu.

Fiji é mais conhecido no mundo do surf pelo icônico Cloudbreak, região que atrai vários surfistas todo ano, e muitos profissionais que se reúnem para surfar nos swells.

Campeões mundiais
Com um título mundial cada, também conquistaram o mundial Adriano de Souza (2015), Ítalo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022). Disputado desde 1976, o Mundial de Surf teve apenas atletas de sete países (África do Sul, Austrália, Brasil, EUA, Havaí, Peru e Reino Unido) como campeões.