Onde fica a maior fábrica de cerveja do Brasil?

Perguntado por: lnobrega . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Recentemente, a cervejaria colocou em operação sua maior fábrica no Brasil, em Uberaba, Minas Gerais, o que deve permitir à Petrópolis aumentar a sua capacidade para 4,7 bilhões, contra a capacidade instalada de 3,6 bilhões de litros em 2020.

AmBev, Cervejaria Petrópolis e Heineken, empresas que dominam o mercado, disponibilizam basicamente cervejas do estilo Standard American Lager (cerveja de baixa fermentação padrão americano, em sua maioria feita não apenas com malte de cevada mas também com adjuntos como a high maltose - xarope de milho).

Ambev se mantém como líder em volume de vendas
A Ambev, que conta em seu portfólio com Brahma, Skol, Stella Artois e Spaten entre outras, ainda reina em volume de cerveja vendida.

Feita na China, a Snow lidera o ranking das cervejas mais consumidas no mundo. Impressiona o fato de que, 10 anos atrás, a marca ocupava apenas a 11ª posição na lista, e, desde 2005, teve um crescimento de 573% - muito graças ao próprio mercado consumidor interno. A China tem uma população de 1,35 bilhões de pessoas.

Se pelo lado econômico a pesquisa é positiva, ela se torna “negativa ao falar de saúde pública”, admite Marcos Pazzini. E dados corroboram essa preocupação: Belo Horizonte liderou o ranking de capitais com maior consumo abusivo de álcool, divulgado no ano passado pelo Ministério da Saúde.

O setor cervejeiro nacional tem expandido suas atividades. É o que mostra o Anuário da Cerveja 2021 , divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aponta 1.549 cervejarias registradas no Brasil no ano passado.

Heineken Brasil, é uma empresa brasileira de bebidas fabricante de cerveja, refrigerantes, energéticos e água mineral, sendo controlada pela cervejaria holandesa de nome homônimo.

A cerimônia de premiação foi no Parque Vila Germânica, em Blumenau, durante o Festival Brasileiro da Cerveja. A gaúcha Alem Bier foi também a que levou o prêmio de melhor cerveja brasileira. Em segundo lugar ficou a Leopoldina, também do Rio Grande do Sul. Em terceiro, a catarinense Big Jack.

A InBev é o maior grupo de cervejaria do mundo com faturamento estimado em quase 40 bilhões de dólares por ano.

Ambev supera gigantes PepsiCo e Coca Cola e é a 3ª empresa mais rentável de EUA e AL.

BEBIDAS

PosiçãoEmpresa
1AMBEV
2COCA COLA
3HEINEKEN
4GRUPO PETRÓPOLIS

Brahma

Além de ser bastante famosa no Brasil, a Brahma também é uma das cervejas mais vendidas no mundo. Ela é produzida pela AmBev.

A Brahma, que também acumula o título de marca de cerveja mais vendida no Brasil, é a vencedora, seguida da Heineken.

Antarctic Nail Ale

1 – Antarctic Nail Ale
E o título de cerveja mais cara do mundo fica com a Antarctic Nail Ale, da cervejaria australiana Nail Brewing. Com 10% de álcool, trata-se de uma cerveja extremamente rara, contando apenas com 30 garrafas, e feita com água de icebergs antárticos derretidos.

Bohemia

Inaugurada em 1853 pelo alemão Henrique Kremer, a primeira cervejaria do Brasil fica em Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, a Bohemia. A bebida era produzida com as características de sua terra natal, mais amarga.

Skol

A Skol se destaca como a cerveja mais consumida no país, conhecida por sua leveza e por ser uma das opções mais acessíveis. Presente em festas e encontros entre amigos, a Skol é sinônimo de celebração e descontração.

A Modelo Especial foi criada em 1925 e é uma Pilsner com 4,4% de teor alcoólico. Agora, aproveitando o boicote à Bud Light, ela conseguiu superar a líder do mercado nos Estados Unidos, posição que era ocupada desde 2001 pela marca, quando deixou para trás a Budweiser.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o Sindicerv, o Brasil mantém a terceira posição no ranking dos maiores produtores de cerveja no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Veja os 10 países que mais consumiram cerveja no mundo em 2021, segundo o estudo: China - 38.093 mil quilolitros. Estados Unidos - 24.170 mil quilolitros. Brasil - 14.550 quilolitros.

No presente trimestre o país ultrapassou os Estados Unidos como principal mercado consumidor da marca, tendo superado também nos últimos 12 meses França e Holanda que juntos detinham as 3 primeiras posições de consumo da Heineken no mundo.

BH é a capital que mais consumiu bebidas alcoólicas no ano passado; veja ranking nacional.