Onde fica a maior colônia italiana do mundo?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Hoje em dia, graças a esta colonização italiana, na Argentina e Uruguai 50% da população descende de italianos, sendo, percentualmente, as maiores colônias italianas do mundo. Segundo os dados oficiais do Ministero degli Affari Esteri na Venezuela residem 124.133 italianos nascidos na Itália.

Segundo dados do Istat - Istituto Nazionale di Statistica, o IBGE italiano, em 1º de janeiro de 2021, o número de brasileiros na Itália era de 51.790, dos quais 16.279 homens e 35.511 mulheres. A região com maior número de brasileiros é a Lombardia, no norte do país, que abriga cerca de 15 mil brasileiros.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

A família Orsini é uma das mais importantes dinastias na Itália e no mundo, tendo tido o ápice de sua influencia durante a Idade Média e o Renascimento. Tradicionalmente uma das mais antigas, ilustres e, durante séculos a mais poderosa família nobre italiana.

O Brasil é o país com o maior número de descendentes fora da Itália, são 25 milhões os brasileiros que são ítalo-descendentes. Na Argentina, 40% da população tem algum ancestral italiano.

Estados Unidos

Os Estados Unidos foram o país que mais recebeu imigrantes italianos na História. Cerca de 5,5 milhões de italianos imigraram para os Estados Unidos, de 1820 a 2004.

primeiros imigrantes italianos. Conheça Antônio Prado, uma pequena cidade da região da Serra Gaúcha.

Um ítalo-brasileiro é um cidadão que tenha ascendentes italianos. Também são consideradas ítalo-brasileiras pessoas nascidas na Itália mas radicadas no Brasil.

Santa Teresa

Sociólogo italiano confirma: “Santa Teresa é a pioneira na colonização italiana no Brasil” Em palestra realizada na Câmara de Santa Teresa o sociólogo Renzo Grosseli afirmou que “a Grande Emigração começou em 1874, com as 388 pessoas que vieram junto à expedição Trabachi.

No Brasil, havia uma demanda crescente de mão-de-obra barata depois do fim do tráfico de escravos e da abolição da escravatura no Brasil. Juntando esse cenário à vontade dos italianos em buscar uma melhor qualidade de vida, iniciou-se um processo de imigração subvencionada para o Brasil.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Pesquise em sites de genealogia
Existem muitos sites de genealogia com banco de dados que facilitam a busca. Neles você encontra muitas informações e registros de imigrantes de diversas partes do mundo. O mais famoso é o Family Search, patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O Cognomix é um dos principais sites para pesquisa de sobrenomes italianos, e além de um gigantesco banco de dados, ele também mostra em quais lugares da Itália o sobrenome italiano foi encontrado. O site também traz o significado dos sobrenomes italianos e possui uma área dedicada somente aos sobrenomes maternos.

Ter um sobrenome italiano, por si só, não dá a você o direito de morar na Itália. Mas ter um sobrenome com essa origem pode ser um forte indicativo de que você tem descendência italiana e, se tiver, poderá pedir o reconhecimento da sua cidadania. Mas se você não tem origem italiana e quer morar na Itália, não desanime.

A Cosa nostra (também conhecida apenas como Máfia) é uma sociedade criminosa secreta que se desenvolveu na primeira metade do século XIX na Sicília, Itália. As 10 maiores máfias do mundo.

Está sediado na região de Puglia (Apúlia), no sul do país. Seus integrantes são especializados em atividades como contrabando de cigarros, drogas e armas, além do tráfico de pessoas.

NDrangheta

A 'NDrangheta é considerada a máfia mais rica e poderosa da Itália, ultrapassando Cosa Nostra e Camorra. O nome da organização tem origem grega e refere-se a "um grupo de homens de honra".

Com 31 milhões de pessoas descendentes, o Brasil desponta como o maior país com raízes italianas no mundo.

No que diz respeito à imigração italiana recente (nascidos na Itália ou em qualquer modo cidadãos italianos por descedência), as comunidades mais numerosas são aquelas que estão na Argentina (aprox. 700.000 pessoas), Alemanha (600.000), Suíça (560.000), França (370.00) e Brasil (300.000).

A maior das cidades é a capital, Roma com 4,3 milhões de habitantes, dos quais mais de 2 milhões residem no local.