Onde fica a maior colônia alemã no Brasil?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Pomerode. Conhecida como “A cidade mais alemã do Brasil”, Pomerode foi fundada na região entre Blumenau e Joinville por imigrantes vindos da região da Pomerânia, no Norte da Alemanha, em 1863.

Pomerode, em Santa Catarina, é a cidade com a maior concentração de imigrantes alemães do Brasil.

Eles vieram para povoar, preferencialmente, as colônias das Regiões Sudeste e Sul do país, onde foram estabelecidas, por iniciativa do governo imperial, as colônias de São Leopoldo (RS), São Pedro de Alcântara e Mafra (SC) e Rio Negro (PR).

Na prática, qualquer sobrenome pode pedir a cidadania alemã. Mesmo que seja um sobrenome com origem em outro país. Porque, é a ligação sanguínea com um ancestral alemão que confere o direito à cidadania.

Schiller. Como um dos sobrenomes alemães mais raros, Schiller se refere aos indivíduos que possuem estrabismo, devido a isso, significa “vesgo”.

Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.

Município de Nova Petrópolis

O Município de Nova Petrópolis acaba de ser contemplado com o troféu de “cidade mais alemã do Rio Grande do Sul”.

São Leopoldo

Em 1824 foi fundada a primeira colônia alemã, a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Ao longo de 100 anos, cerca de 250 mil imigrantes entraram no Brasil - número menor que o de italianos e japoneses. Nos anos 30, o fluxo de alemães aumentou em razão do nazismo.

Embora o Sul do Brasil tenha recebido a grande maioria dos imigrantes alemães, a presença germânica no Sudeste do país é notável.

cidade de Berlim

Berlim. A cidade de Berlim é a capital do país e também, a maior cidade, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes.

A maioria dos imigrantes alemães residem na região Sul do Brasil, mais especificamente nas seguintes cidades: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Quando chegaram em terras brasileiras, eles não "deixaram de lado" traços da cultura da Alemanha.

Localizada a 65 km de Curitiba, na cidade de Palmeira, está a Colônia Witmarsum.

1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.

Ferdinand Hackradt

O início da colonização remonta ao ano de 1863, quando os primeiros imigrantes, liderados pelo colonizador Ferdinand Hackradt, decidiram subir um afluente do Rio Itajaí-Açú desde o bairro Badenfurt, em Blumenau. Eram abertas picadas ao longo do curso do rio, que foi chamado Rio do Testo.

Fora da Alemanha, a maioria das pessoas etnicamente alemãs vivem na América do Norte, principalmente nos Estados Unidos.