Onde fica a lista de abreviaturas?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A lista de abreviaturas e siglas deve ser posicionada logo após o sumário ou índice do documento, antes do início do texto propriamente dito. Ela também pode ser inserida no final do documento, logo antes das referências bibliográficas.

Use o painel de siglas no Word
Vá a Referências > siglas. No painel de siglas, encontre as siglas do seu documento com as suas definições.

A lista de abreviaturas e siglas é um dos elementos opcionais de um TCC. Ela serve para organizar esse tipo de informação, de modo que não seja necessário explicar cada acrônimo ou abreviação ao longo do texto. Pode ser útil usar as listas nos trabalhos que mencionem muitas entidades ou órgãos oficiais, por exemplo.

Listas dentro do texto
Separados com dois pontos: Quando uma frase completa é seguida de uma lista de itens, separe a frase da lista com dois pontos. Por exemplo: “Não se aventure no deserto sem estes itens: uma faca, uma caixa de fósforos, uma lanterna e um mapa.”

Além disso, a lista é um elemento pré-textual obrigatório, devendo ficar localizada entre a página de resumo e de sumário.

A lista de tabelas geralmente é posicionada logo após o sumário, antes do início do texto do TCC. Como inserir lista de tabelas ABNT? A lista de tabelas ABNT pode ser inserida no TCC utilizando formatação adequada, seguindo as diretrizes estabelecidas pela ABNT para fonte, tamanho, alinhamento e espaçamento.

Abreviatura é a forma reduzida de algumas palavras e expressões. Geralmente é formada pelas letras iniciais e termina com um ponto. A sua leitura deve ser feita por extenso, ou seja, a abreviatura “cia.” deve ser lida como “companhia”.

Lista de ilustrações
Localizada após a página de resumo e antes do sumário, ela deve apresentar todas as figuras em ordem. Segundo a ABNT, podem ser inclusos nesta lista os seguintes elementos: fotografias, gravuras, figuras, fórmulas, mapas, gráficos, fluxogramas, organogramas, quadros e desenhos.

Recomenda-se que não se usem pontos entre as letras de uma sigla: escreva-se, assim, “ONU”, e não "O.N.U." – à diferença das abreviaturas, em que o ponto é obrigatório: “pág.”, “etc.”. Siglas e acrônimos devem ser usados com parcimônia, apenas quando absolutamente necessário.

A lista de referências pode aparecer: a) No rodapé; b) No fim de texto ou de capítulo; c) Em lista de referências; d) Tecendo resumos, resenhas e recensões.

Sintetizando: A abreviatura tem como objetivo economizar espaço e tempo ao representar parte da palavra como equivalente a um todo; A abreviação é a redução de uma palavra baseada no conceito de economia linguística; A sigla é formada pelas letras iniciais de uma palavra.

As referências devem ser ordenadas alfabeticamente por autoria ou equivalente. A lista deve ser alinhada à esquerda, espaço simples, e as referências separadas entre si por um espaço simples em branco. O recurso negrito, itálico ou sublinhado pode ser utilizado para dar destaque ao título principal da publicação.

Lista de Figuras de acordo com as normas ABNT
são apresentadas no texto. Quando necessário você pode criar listas independentes como: lista de quadros, lista de gráficos, lista de fluxogramas, etc.

Conforme o modelo da lista de siglas disponível na NBR 14724/2011, a sigla ou a abreviatura precisa estar no início da linha e separada do nome completo por extenso com a tecla TAB para ficarem todos na mesma distância.

Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.

Quando se menciona uma sigla pela primeira vez no texto, deve-se identificar o nome completo a que ela se refere, sempre escrito com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo, e citá-la entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).