Onde fica a imagem real de Nossa Senhora Aparecida?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Ela foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia. Durante uma pescaria e após várias tentativas sem sucesso, eles apanharam na rede a imagem de uma santa sem cabeça.

A principal teoria a respeito da santa é que ela tenha sido jogada na água por alguma pessoa que queria se livrar da imagem, que estava quebrada. Muitas pessoas têm a crença de que uma representação de santo quebrada pode trazer má sorte.

Originalmente, ela seria uma representação de Nossa Senhora da Conceição, que é branca, mas teria escurecido com o tempo passado submersa no rio. Outra narrativa atribui sua cor à fumaça das velas do oratório montado na casa de um dos pescadores, onde a santa permaneceu até ser transferida para uma nova capela em 1745.

Um dos pescadores, Felipe Pedroso, levou a santa para casa e colou o corpo e a cabeça com cera de abelha. Então, as pessoas começaram a frequentar a casa dele para adorar Nossa Senhora — acrescenta Zani. Pouco tempo depois, uma capela foi construída. Foi neste local que aconteceu um dos milagres atribuídos à santa.

Em 1732, Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, que construiu o primeiro oratório aberto ao público. Em virtude da expansão da devoção à Nossa Senhora 'Aparecida' das águas, o vigário de Guaratinguetá, padre José Alves Vilela, e alguns devotos construíram, no ano de 1740, uma pequena capela.

Sérgio Von Helder

O bispo Sérgio Von Helder ficou famoso há 27 anos ao chutar a imagem de Nossa Senhora Aparecida durante o programa "Palavra da Vida", na Record.

O local representa a passagem bíblica da "Escada de Jacó" (Gn 28:12) - "E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por Ela", diz o versículo.

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.

Nossa Senhora Grávida também é conhecida como Nossa Senhora da Expectação, que remete a expectativa para o nascimento de Jesus e Nossa Senhora do Ó, que é uma invocação originária da Espanha. A denominação surgiu a partir do “Ó”, que vem das expressões contidas nas orações litúrgicas que antecediam o Natal de Jesus.

Em se tratando de devoção à Nossa Senhora Aparecida, vários relatos comprovam que ver algo ser quebrado pode levar a mudança de vida. Como o milagre vivido por um escravo, atribuído a intercessão de Nossa Senhora, reconhecido pelo Vaticano.

Índice de Conteúdo ocultar

  • Milagre das velas.
  • Milagre da menina cega.
  • Milagre das correntes.
  • Milagre do cavaleiro sem fé
  • Milagre do menino do rio.
  • Milagre do homem e da onça.

Nossa Senhora Aparecida, ou simplesmente Maria é uma leiga; nasceu há uns 2 mil anos. Ela é a única pessoa, salvo Jesus, que não foi atingida pelo pecado original (dogma da imaculada conceição). Por conseguinte, é possível que Nossa Senhora Aparecida jamais tenha passado pela morte (dormição de Maria).

Em 16 de maio de 1978, houve um atentado à imagem de Nossa Senhora Aparecida executado por um jovem iconoclasta que invadiu o nicho da imagem aproveitando-se de um blecaute, que termina na destruição da cabeça da imagem e na quebra do corpo em vários pedaços.

O material em que foi confeccionada é a terracota, um tom marrom, não tão escuro como se vê hoje. Não se sabe ao certo quanto tempo a imagem passou dentro do Rio Paraíba do Sul. Há quem diga que ela era uma imagem branquinha e, pelo tempo no rio e pela fumaça das velas no oratório, teria ficado mais enegrecida.

Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo. Chamada de virgem por dois dos evangelistas, Mateus e Lucas, acredita-se que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida — pela doutrina cristã, por obra do Espírito Santo, ou seja, sem ter tido relações sexuais com homem algum.

Dom Orlando Brandes foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Aparecida pelo papa Francisco em novembro de 2016.

Pode-se realizar o casamento religioso com efeito civil,desde que os noivos procurem o cartório com antecedência de 60 dias da cerimônia. O casal deve fazer uma entrevista como o Padre com pelo menos 2 meses de antecedência. Depois de reservada a data da cerimônia não será devolvido qualquer valor que tenha sido pago.

Embora seja difícil de perceber, a imagem de terracota de Nossa Senhora Aparecida traz também sob os pés da Virgem a imagem de uma serpente. Significa que Maria, sendo 'Imaculada Conceição' (Concebida sem pecado) e tendo gerado Jesus Cristo, esmagou a cabeça da serpente, como está escrito no livro do Gênesis.

Maria de Nazaré

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima são a mesmíssima pessoa: Maria de Nazaré, a mãe de Jesus.

Como a santa foi parar no rio? Há pelo menos duas hipóteses. A mais provável é que, depois de quebrada, algum fiel tenha se desfeito dela - jogando ela no rio - para evitar mau agouro.