Onde fica a história de Lídia?

Perguntado por: epaz9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A história de Lídia é contada em Atos 16:11–15. Paulo e seus companheiros viajaram de barco de Trôade para Filipos, onde ficaram por vários dias. No sábado, eles foram para a beira do rio para orar, e Lídia, que já adorava a Deus, ouviu a pregação de Paulo.

Essas cores são frequentemente mencionadas juntas em textos antigos e têm significado simbólico e religioso até hoje. "Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.

É composto por 27 livros que são divididos em: 1) Livros do Evangelho – narram a vida de Cristo; 2) Atos dos Apóstolos – narra a história da fundação e expansão da Igreja; 3) Epístolas – são cartas escritas por alguns dos apóstolos de Jesus aos cristãos, contendo exortações e elementos da doutrina cristã; 4) Apocalipse ...

No Novo Testamento, na Bíblia, Lídia era o nome de uma mulher que se converteu ao Cristianismo pelo testemunho do apóstolo Paulo. Assim, muitas pessoas passaram a atribuir o nome Lídia às suas filhas em homenagem à Santa Lídia, venerada pela Igreja Católica e Ortodoxa no dia 3 de agosto.

Maria de Betânia ou Maria, irmã de Marta é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia e que aparece no episódio da vida de Jesus conhecido como Jesus na casa de Marta e Maria, relatado em Lucas 10:38–42. Segundo a narrativa bíblica, ela era irmã de Marta e Lázaro.

Lídia morava em Filipos, a principal cidade da Macedônia, e era uma comerciante de tecidos tingidos de cor púrpura, um artigo de luxo muito caro na época.

1. Cor vermelha escura a tirar para o roxo. 2. Estofo ou tecido tingido com a cor da púrpura.

No Novo Testamento, os soldados vestiram Cristo com um manto púrpura para ridicularizar o fato de Jesus afirmar ser Rei (Marcos 15:17). Além da púrpura real, extraída dos caramujos marinhos, existe a púrpura falsa, extraída das plantas, como pode ser visto neste pedaço de lã de dois mil anos atrás.

Gregos e romanos a utilizaram como remédio em feridas e infecções, o que já dá uma pista de seu valor terapêutico. Cristo teria ainda tido outro contato com a substância, mencionado pela Bíblia. Vinho misturado com mirra foi oferecido a ele antes da crucificação.

A hora sexta era por volta do meio-dia. Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? (Mateus 20:5-6). E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.

Branco. União de todas as cores do espectro luminoso, o branco representa a paz, a purificação, a inocência e a clareza.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Significa mulher de Lídia, uma região da Ásia Menor. Sua bondade e seu comportamento recatado nem sempre são bem interpretados pelos outros. Muitos chegam a confundir timidez com orgulho. Consegue sempre que o seu companheiro ceda e lhe dê razão.