Onde fica a Galileia nos dias de hoje?

Perguntado por: hinfante . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

A maior parte do norte de Israel é genericamente conhecida como a Galiléia (Galil em hebraico). Estende-se virtualmente do Mediterrâneo até o mar da Galiléia que tem a forma de uma harpa e o Rio Jordão onde, às suas margens diversas histórias foram presenciadas.

Tiberíades

Localizada nas margens do Mar da Galileia, Tiberíades, a capital da Galileia, foi criada no início do período romano e tem servido, durante muitos anos, como centro religioso, administrativo e cultural do povo judeu.

Atualmente, a Judeia é considerada parte da Cisjordânia pelos árabes, enquanto para o governo israelense a região é a Judeia e a Samaria, excluindo Jerusalém Oriental. A Organização das Nações Unidas utilizou-os em 1948 para se referir à parte sul da atual Cisjordânia.

Israel

A maior parte do norte de Israel é genericamente conhecida como a Galiléia (Galil em hebraico). Estende-se virtualmente do Mediterrâneo até o mar da Galiléia que tem a forma de uma harpa e o Rio Jordão onde, às suas margens diversas histórias foram presenciadas.

É certo que a verdadeira preocupação dos fariseus não era com o batismo de um ou do outro, mas eram as multidões que Jesus arrastava que começava a incomodá-los. A fim de evitar um confronto antes do tempo, o Mestre decidiu deixar a Judéia e partir para a Galiléia (v3).

Calvário

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).

No norte de Israel está a cidade com a maior população árabe de todo o país: Nazaré. Curiosamente, essa bela cidade construída no alto de uma colina também é o berço do cristianismo e um dos destinos imprescindíveis para os peregrinos que percorrem a Terra Santa.

Costumes. Além do meio ambiente físico da região, os vilarejos da Galileia do primeiro século eram habitados principalmente por famílias judaicas religiosas.

3) O dualismo luz-trevas caracteriza os dois mundos opostos do Bem e do Mal. Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor.

Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, governou como tetrarca da Galileia. A região da Galileia era, presumivelmente, o lar de Jesus durante pelo menos 30 anos de sua vida.

A Galileia foi incumbida a Herodes Antipas, que reinou entre 4 A.C. e 39 D.C.

Segundo o acordo de status quo, a Jordania detém o controle do recinto. Mas a polícia israelense controla Jerusalém Oriental, e Zonszein afirmou que as incursões israelenses no recinto aumentaram desde a Segunda Intifada Palestina, no ano 2000.

Nazaré

Nazaré Cidade de José e Maria, Nazaré encabeça a lista de lugares onde Jesus passou, no atual norte de Israel.

Território palestino ocupado por Israel é onde nasceu Jesus. Belém, na Cisjordânia, um território palestino ocupado há quase meio século por Israel, é o lugar onde nasceu Jesus, segundo a tradição cristã, mas também abriga locais santos para o judaísmo e o islã.

Segundo o historiador judeu Flávio Josefo, em sua obra A Guerra Judaica, a região da Galileia chegou a ter 240 cidades e vilas, com um exército de aproximadamente 100 mil homens para resistir aos ataques dos romanos.

A Galileia (aonde está Nazaré e o Lago de Tiberíades) compreenderia o que hoje se encontra nos distritos do Norte e parte de Haifa. A Judeia do tempo de Cristo tinha como centro a cidade de Jerusalém.