Onde fica a favela da Muzema?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A comunidade de Muzema, existente há 30 anos, está situada entre a lagoa e montanha, junto ao Itanhangá, uma área nobre da Barra da Tijuca.

Autor do livro 'A Utopia da Comunidade: Rio das Pedras, Uma Favela Carioca', o sociólogo Marcelo Baumann Burgos explica que a Muzema sempre foi uma espécie de favela-satélite da vizinha Rio das Pedras, em Jacarepaguá, da qual sofre todo tipo de influência — inclusive política.

49.828 habitantes

Segundo o mais recente Censo do IBGE, em 2010 o Méier contava com 49.828 habitantes e, entre os 160 bairros cariocas, era o 31º mais populoso do município do Rio de Janeiro.

Rocinha

Visite à Rocinha, a favela mais famosa do Brasil em Rio de Janeiro - 2023 - Sympla.

7 favelas para visitar no Rio de Janeiro

  1. 1 – Chapéu Mangueira/Babilônia. ...
  2. 2 – Morro dos Prazeres. ...
  3. 3 – Santa Marta. ...
  4. 4 – Morro dos Cabritos/Tabajara. ...
  5. 5 – Vidigal. ...
  6. 6 – Complexo do Alemão. ...
  7. 7 – Favela da Rocinha.

Após 150 anos o Vale Encantado se encontrou isolado na floresta, sem poder mais ganhar a vida através da extração de recursos naturais do entorno. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela associação de moradores, cerca de 100 pessoas compondo 40 famílias moram nas 27 casas da comunidade.

Localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Rio das Pedras surgiu na década de 50, como morada de retirantes nordestinos que chegavam ao Rio e encontravam no crescimento da Barra da Tijuca oportunidades de emprego. A área pantanosa que também continha muitos areais foi sendo aterrada pelos próximos moradores.

As favelas que compõem o Complexo do Lins são: Gambá, Bairro Santa Terezinha, Cachoeira Grande, Cotia, Cachoeirinha, Árvore Seca, Amor, Barro Preto, Barro Vermelho e Encontro.

Sobrenome germânico com origem em uma ocupação. Procede do latim maior (major ou magnus), que deu origem no baixo-alemão médio (saxão) e no alto-alemão médio a meier ou meiger, aquele que era o responsável pela supervisão de uma propriedade e exercia jurisdição em nome do senhor feudal.

Campo Grande

O bairro mais populoso do Brasil é Campo Grande, no Rio de Janeiro. O campeão brasileiro conta com 367.160 pessoas distribuídas por 104,9 Km².

Serrinha

A Serrinha é uma favela localizada no bairro de Madureira, próximo à divisa com Vaz Lobo, Zona Norte do Rio. “É conhecida por ser o berço das escolas de samba Prazer da Serrinha (extinta) e Império Serrano, sendo que esta última, apesar de não ser mais sediada na comunidade, ainda mantém com ela profundos vínculos.

Zona Norte

Madureira é um bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro, no Brasil. É um bairro muito popular da cidade, sendo conhecido como "Capital do Subúrbio", "Coração da Zona Norte" e "Berço do Samba".

As maiores cidades em população do Rio de Janeiro são: a capital, Rio de Janeiro, além de São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e Belford Roxo, sendo todas com mais de meio milhão de habitantes e localizadas na região metropolitana da capital.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”.

As favelas ocupadas foram Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cándido, nas quais vivem cerca de 3 mil pessoas. As três são próximas à estação dos bondinhos que levam até ao Cristo Redentor, uma das maiores atrações turísticas do Rio de Janeiro, que deve ser visitado pelo papa Francisco.

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho

Cantagalo-Pavão-Pavãozinho é um conjunto de favelas situado na fronteira entre os bairros de Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

Favela Chapéu Mangueira
Atrai muitos visitantes por oferecer vistas incríveis. Do alto do morro é possível ter um ângulo perfeito do Pão de Açúcar. Além disso, a famosa pedra oferece uma abertura incrível para contemplar a praia Vermelha de um lado e do outro o Flamengo.

O IBGE considera como “favelas” áreas em que a ocupação se deu de forma precária. Até outubro d2 2022, o Sol Nascente era considerado a segunda maior favela do país, com 24.441 domicílios — superado apenas pela Rocinha (25.742).

Ipanema

Ipanema. Ao lado de Copacabana, é o bairro mais conhecido da Cidade Maravilhosa, pelo menos por quem não mora no Rio de Janeiro.

Ação midiática taxa Heliópolis como uma das favelas mais perigosas do Brasil. A partir do dia 29 de maio de 2021 o desaparecimento do soldado Leandro Patrocínio e os desdobramentos desse caso vem chamando a atenção, tanto dos moradores quanto das pessoas que não conhecem o nosso bairro.

Rocinha

Os dados preliminares do Censo de 2022, elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indicam que o Sol Nascente ultrapassou a Rocinha, do Rio de Janeiro, como maior favela do país. O instituto fez a estimativa com base na quantidade de habitações de cada região.