Onde fica a dor da esofagite?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sensação de queimação na garganta ou no peito (azia)

O plano de dieta para o tratamento da esofagite. Alimentos facilmente digeríveis são a melhor escolha para os quadros de esofagite. Também é importante evitar bebidas gaseificadas, muito quentes ou muito frias. Seu médico ou nutricionista pode limitar ainda mais a ingestão de bebidas cítricas ou cafeínas.

Esofagite é uma inflamação no esôfago, que causa frequentemente dor, dificuldade para engolir e dores no peito.

Depois de identificar a causa da esofagite e seguir o tratamento corretamente, os sintomas costumam melhorar já na primeira semana. Porém, a cicatrização total da mucosa pode demorar até oito semanas (cerca de dois meses).

Os sintomas da esofagite podem piorar ao se deitar, após as refeições, durante a ingestão de alimentos ou líquidos quentes, frios ou ácidos, ou ao realizar esforço físico.

A dor esofágica nada mais é do que uma contração de forte intensidade da musculatura da parede do esôfago, que se assemelha a uma câimbra.

Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo. Essa é a posição mais indicada na hora de dormir. Os benefícios são muitos, desde facilitar o processo de digestão até melhorar a circulação sanguínea.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.

A Aloe vera ajuda a reduzir a inflamação e pode ajudar com a queimação quando o revestimento do estômago e esôfago ficam irritados ou inflamados. A aloe pode ser tomada em forma de extrato em cápsulas ou através do suco de aloe.

Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego
Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.

A esofagite também pode dar o que nós chamamos de Esôfago de Barrett, que em função desse refluxo do ácido, há uma alteração na mucosa e é uma lesão mais preocupante. Nesses casos, tem que conversar com o seu médico, pois podem existir outras formas de tratamento mais afeitas ao dia a dia de um especialista.

Na esofagite de longo prazo podem formar tecido cicatricial e complicar com o aparecimento de uma estenose ou estreitamento da área afetada do esôfago. Isso pode ser difícil, mesmo impossível, a deglutição (engolir). Esta condição séria exige uma avaliação urgente e tratamento.

Uma hérnia de hiato paraesofágica não costuma causar sintomas, mas pode ficar presa ou comprimida pelo diafragma, não recebendo sangue. Esta doença, séria e dolorida, chamada estrangulamento, requer cirurgia imediata. Os sintomas podem incluir dor no peito, inchaço, eructação e dificuldade em engolir.

Como dissemos no início, esta doença só pode ser diagnosticada com exatidão por um médico especialista. Ou seja, uma consulta é a única forma garantida de como descobrir a esofagite. O diagnóstico da doença envolve a análise do histórico do paciente, assim como uma avaliação clínica minuciosa.

E por fim, devem ser excluídos os alimentos que são irritantes de mucosa gástrica, como por exemplo, a pimenta, bebidas a base de cola, bebidas gaseificadas, bebidas alcóolicas, chocolates, chá branco, chá verde, chá mate e chá preto.