Onde fica a costela feminina?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os arcos costais fixam-se na coluna torácica, formando assim o que chamamos na anatomia de caixa torácica. As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo.

O ser humano possui 12 pares de costelas classificas em: Verdadeiras: são 7 pares de costelas que se articulam diretamente com o esterno através das cartilagens costais.

As costelas falsas ou vertebrocondrais são a oitava, a nona e a décima costelas.

Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo. Está próximo a órgãos como o estômago e o pulmão.

Estima-se que cerca de 20-30% das pessoas têm uma ou mais costelas que sobressaem um pouco mais do que as demais.

Deus tampouco tirou de Adão um osso de uma parte inferior (de seu pé) ou superior (da cabeça) para dar vida a ela. A costela está na lateral do corpo. Este é o lugar da mulher: não abaixo nem acima, mas ao lado do homem.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e fechou a carne em seu lugar; 22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma amulher, e levou-a a Adão.

As costelas são ossos planos e curvos que constituem a maior parte da caixa torácica. Elas são extremamente leves, mas altamente resistentes; contribuindo para a proteção dos órgãos torácicos internos. Existem doze pares de costelas, todas articuladas com a coluna vertebral.

estribo

Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm. O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg.

O tórax pertence ao grupo do esqueleto axial situado entre o pescoço e o abdome. Sua estrutura é dada pela parte superior mais estreita e aumenta inferiormente, tendo o que chamamos de formato de cone truncado.

Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

As costelas são estruturas que, apesar de claramente visíveis à radiografia e à tomografia computadorizada (TC), freqüentemente deixam de ser examinadas pelo radiologista, e podem ser sede de situações que vão desde variações anatômicas até neoplasias, fraturas e infecções.

A dor nas costelas após qualquer tipo de trauma na parede torácica é a mais preocupante e possivelmente se deve a uma fratura de costela, fratura de clavícula ou esterno, ou lesão interna nos pulmões ou outros órgãos do tórax. Procure tratamento médico de emergência para dores nas costelas após lesão traumática.

A inflamação é percebida ao sentir dor no meio do peito, cuja intensidade varia de acordo com a realização de movimentos que envolvam o tronco, como respirar fundo, estresse físico ou olhar para trás. Muitas vezes, essa dor pode até ser sentida como uma sensação de pressão, que acaba sendo confundida com um infarto.

Fisgada no peito; Falta de ar; Barriga dura; Prisão de ventre (pode gerar dores fortes no peito em forma de pontadas perto do coração);

O que causa dor abaixo das costelas? A dor abaixo da caixa torácica pode ser causada por órgãos da cavidade torácica (que são protegidos pelas costelas) ou logo abaixo dela. Isso inclui pulmões, diafragma, intestinos, estômago e vesícula biliar. A dor abaixo das costelas pode ser incômoda ou aguda.