Onde fica a clorofila e qual sua função?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A clorofila é um pigmento verde encontrado nos cloroplastos (organelas celulares de plantas e algas). Estão presentes nas folhas e outras partes que ficam expostas ao sol, sendo responsáveis pela absorção da luz solar no processo da fotossíntese.

O kiwi e a maçã verde são bons exemplos, já que os dois possuem boas quantidades de clorofila. No caso da maçã, a casca não deve ser jogada fora, ok? Afinal, é justamente essa parte que possui o pigmento.

"Todos os vegetais verdes contém clorofila, alguns deles são: o espinafre, brócolis, chá verde, azeitonas verdes, couves de Bruxelas, repolho verde, aipo, couve, feijão verde, ervilhas, salsa, alface e algas marinhas verde azulada...

A clorofila é produzida pela planta através dos cloroplastos. É a clorofila a a principal responsável pela coloração verde das plantas e pela realização da fotossíntese.

É na membrana dos tilacoides que a clorofila está presente.
Nos cloroplastos, também estão presentes corpos oleaginosos e amido.

A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde.

Clorose é a falta de produção de clorofila na folha da vegetação. Isso pode ocorrer devido à falta de nutrientes ou de exposição à luz solar. Deste modo a planta não realiza a fotossíntese, atividade fundamental para seu crescimento e desempenho de respiração celular e metabolismo.

Considerada um dos melhores superalimentos, a Chlorella contém cerca de dez vezes mais clorofila que outros vegetais, como espinafre e alfafa. Esta microalga possui mais clorofila por grama do que qualquer outra planta.

As algas marinhas podem ser responsáveis por induzir um aumento de quase 80% da clorofila, em alguns casos, o que é muito relativo, pois depende muito da situação de estresse que a planta vivencia. Quanto mais clorofila, maior o nível de fotossíntese produzido pela planta e, consequentemente, maior a produtividade.

Existem 4 tipos: as clorofilasa e b nas plantas e em outros organismos existem as clorofilas c e d. A diferença entre as duas primeiras está na composição química, a clorofila a possui o radical CH3 no lugar do CHO presente na clorofila b.

Geralmente a clorofila a é extraída na presença de solventes como acetona ou metanol, resfriada com nitrogênio líquido e posteriormente refluxada e filtrada para sua separação do material de partida. O processo de refluxo sob atmosfera de nitrogênio e posterior filtração é repetido por várias vezes.

Os cloroplastos são organelas ricas em clorofila, responsáveis pela realização do processo de fotossíntese. Estão presentes em células de plantas e algas. Os cloroplastos são organelas que ocorrem apenas nas células de vegetais e algas e são ricas em clorofila, um pigmento de coloração verde.

O pigmento conhecido como clorofila tem a função de captar a luz, garantindo, assim, que os organismos fotossintetizantes produzam seu alimento através do processo de fotossíntese. Dessa forma, a clorofila é fundamental para a manutenção do oxigênio disponível na Terra.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, organelas presentes em todas as partes da planta. Pigmentos são substâncias que captam a luz, como as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas, sendo a principal delas a clorofila a. Diferentemente da maioria das demais organelas, os cloroplastos apresentam DNA próprio.

As melhores fonte de clorofila são os vegetais verde-escuros, a alga chlorella, a espirulina, a cevada e a salsa.

O oxigênio é absorvido através dos estômatos e também é por meio deles que elas perdem água. Porém, isso não acontece na forma líquida, mas sim na de vapor. Existem estômatos espalhados por todo o corpo da planta.

As folhas mais comuns apresentam o limbo, que é a parte principal da folha; e o pecíolo, que se prende ao ramo caulinar.

O suco de clorofila ou suco verde é uma rica fonte de vitaminas. Sua ação desintoxicante e antibacteriana é capaz de limpar todo o organismo das impurezas e toxinas. O suco de clorofila ou suco verde é uma rica fonte de vitaminas.

Esse é o caso das plantas aclorofiladas, ou seja, que não possuem clorofila (pigmento que dá a cor verde à maioria das plantas) e, portanto, são incapazes de fazer fotossíntese.

As células clorofiladas teriam surgido de forma autógena, com mudanças graduais em um processo evolutivo lento. As primeiras algas a surgirem foram as Cianobacterias e Proclorofitas estritamente procariotas, posteriormente com a origem dos eucariotos surgiram os outros grupos de algas que são estritamente eucariotas.