Onde fica a cidade mais alemã do Brasil?

Perguntado por: hrodrigues5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Pomerode está na região turística conhecida como Vale Europeu. Não à toa, é considerada a cidade mais alemã do Brasil.

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil ainda no reinado de D. Pedro I. Estabeleceram-se no Sudeste e Sul do país, onde, a partir de 1824, fundou-se a colônia alemã de São Leopoldo (Rio Grande do Sul).

Santa Catarina

Santa Catarina é o estado mais germânico do Brasil. Cerca de 25% de seus quase 7 milhões de habitantes têm ascendência alemã.

A maior concentração de loiros no Brasil é na Serra Gaúcha, no vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul) e no Vale do Itajaí (Santa Catarina), devido aos descendentes de imigrantes alemães.

Localizado no Sul do Brasil, o Vale Europeu é formado pelas cidades de Pomerode, Blumenau, Ibirama, Benedito Novo, Rio Dos Cedros, Timbó, Botuverá, Nova Trento, Indaial, Apiúna, Ascurra, Doutor Pedrinho, Luiz Alves, Guabiruba e Luiz Alves.

Localizada a 65 km de Curitiba, na cidade de Palmeira, está a Colônia Witmarsum.

Renânia do Norte-Vestfália

Renânia do Norte-Vestfália
Sendo o Estado alemão com a maior população e o maior centro industrial alemão, ele se transformou em uma zona metropolitana de cultura e pesquisa.

Embora o Sul do Brasil tenha recebido a grande maioria dos imigrantes alemães, a presença germânica no Sudeste do país é notável.

cidade de Berlim

Berlim. A cidade de Berlim é a capital do país e também, a maior cidade, com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes.

1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.

Na prática, qualquer sobrenome pode pedir a cidadania alemã. Mesmo que seja um sobrenome com origem em outro país. Porque, é a ligação sanguínea com um ancestral alemão que confere o direito à cidadania.

Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.

Europa

Onde se localiza a Alemanha? O país alemão está situado na região oeste da Europa, fazendo fronteira com nove nações: Suíça, Bélgica, Países Baixos, Dinamarca, Áustria, República Tcheca, Luxemburgo, Polônia e França.

Dessa forma, mais de 200 mil alemães vivem na Áustria. Viena é a segunda maior cidade em falantes do idioma alemão no mundo, só perde para Berlim. Logo, é onde se concentra a maior parte dos imigrantes alemães.

Município de Nova Petrópolis

O Município de Nova Petrópolis acaba de ser contemplado com o troféu de “cidade mais alemã do Rio Grande do Sul”.

Com grande concentração de imigrantes alemães no Sul do país, separamos as cidades brasileiras com identificação com a cultura da Alemanha.

  • Nova Petrópolis. Localizada próxima a cidade de Caxias do Sul, Nova Petrópolis concentra uma das principais colônias alemãs no Brasil. ...
  • Blumenau. ...
  • Pomerode. ...
  • Domingos Martins. ...
  • Gramado.

A Finlândia possui a maior proporção de loiros no mundo 80% da população do país nórdico europeu é loira, e em termos absolutos os Estados Unidos possui a maior quantidade de loiros com cerca de 168 milhões o que representa 51% da sua população, a grande maioria descendentes de alemães, ingleses e irlandeses.

O branco é a cor mais rara de cabelo, sobretudo, porque ocorre em pessoas que têm albinismo, que é uma condição genética rara. Além disso, ocorre com o passar do tempo com algumas pessoas também, conforme passam dos 40 anos de idade, no entanto, as causas são diferentes.