Onde fica a central de análise do INSS?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 5 de abril de 2023
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CORRESPONDÊNCIA: envie uma carta para endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900 – Brasília/DF.

30 dias

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.

Ao fazer consulta ao Meu INSS após as 21h do mesmo dia em que a perícia foi realizada e não conseguir ver o resultado, o segurado deve ligar para o número 135.

Caso a demora não seja por ausência de algum documento, é possível ingressar com um mandado de segurança, a fim de requerer judicialmente que o INSS analise o pedido do benefício.

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mas recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

A partir do dia 1º de fevereiro, registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão ser enviados na Central 135 ou plataforma Fala.BR, com o próprio INSS como órgão destinatário.

A primeira saída que existe é entrar na Justiça com um Mandado de Segurança. Ele tem como objetivo determinar que o servidor do INSS analise com mais rapidez o seu caso. Isso não quer dizer que ele irá conceder sua aposentadoria! Necessariamente precisará de um apoio de advogado nessa hora.

Faça o login no site do Meu INSS, por meio da conta “gov.br”, para ficar mais fácil de consultar a situação do seu benefício. Assim que entrar no sistema, digite o seguinte termo no campo de busca: “meus benefícios”.

Do total, 1,231 milhão de segurados estão na fila do INSS. Na espera pela perícia médica, há 576, 4 mil cidadãos aguardando o exame que poderá dar acesso a benefícios por incapacidade. Os dados, de janeiro de 2023, apontam aumento da fila do INSS, que em dezembro tinha 1,087 milhão de segurados.

Mas, afinal, o que isso significa? A CEAB é a sigla utilizada para Central de Análise de Benefícios, já o RD significa Reconhecimento de Direito. Essa central foi criada a partir de 2019 para centralizar os pedidos de benefícios, sendo que deve indicar que seu pedido está sendo analisado para uma decisão final.

A consulta também poderá ser feita fazendo login no portal Meu INSS e seguindo o passo a passo: Login -> “Consultar Pedidos” -> ícone da lupa, e pronto!

O "Serviço de centralização da análise de reconhecimento de direitos" é um órgão ou setor responsável por coletar e examinar informações para determinar se uma pessoa é elegível para receber direitos ou benefícios específicos.

Análise Documental
É a possibilidade de requerer o benefício “Auxílio por Incapacidade Temporária” com documento médico, sem a realização de perícia presencial.

O INSS não tem nenhum nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público. Os únicos canais para contato do órgão são as agências, a Central 135 e as plataformas online do Meu INSS.

30 dias

Em média 30 dias para que a Ouvidoria do INSS dê alguma resposta quanto a sua reclamação.

Quanto tempo demora para receber a carta de concessão? Após a liberação do seguro pelo INSS, os Correios têm até 30 dias para entregar o documento em sua residência.

Todo os meses, são liberadas as RPVs. Com nossos anos de experiência em Direito Previdenciário, sabemos que a RPV demora em média 60 dias para o pagamento após a sua emissão.