Onde fica a cartilagem do septo?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A cartilagem septal divide a cavidade nasal em duas metades. A parte anterior inferior da cartilagem possui uma expansão conhecida como base, que encontra-se em contato livre com o septo membranoso. A cartilagem se expande em outras regiões, como a junção com a cartilagem nasal, chamada de processo posterior.

A parte cartilagínea do nariz é formada por cinco cartilagens principais: duas cartilagens laterais, duas cartilagens alares e uma cartilagem do septo.

O septo nasal é a parede que separa o nariz em duas cavidades. É formada por cartilagem na parte anterior e osso na posterior, recobertas por uma mucosa.

Considerando que furar o septo significa passar uma agulha de um lado ao outro do centro da cavidade nasal, podemos dizer que sim, isso pode doer. Mas cada pessoa tem seu nível de tolerância para dor.

Este tipo de risco deve ter toda a sua atenção, pois pode causar problemas respiratórios, inchaço e entupimento nasal. Se notar qualquer sinal desse problema, procure um médico imediatamente.

Os piercings no septo estão localizados bem no meio da ponta do nariz, entre as narinas. Devido ao pouco de pele que temos no final do nariz, o profissional não precisará passar a agulha pela cartilagem para furar seu septo. Ele irá atravessar a pele de um lado ao outro, por baixo da cartilagem no meio das narinas.

O cirurgião faz uma pequena incisão na área escolhida para a coleta da cartilagem a ser utilizada no novo formato nasal, e após retirar a parcela de material da qual precisa para o procedimento, sutura o local da retirada.

Durante a cura do seu piercing é inevitável que ele sofra com secreções. Isso é normal, faz parte do processo de cicatrização e cura. Você também irá notar que ao redor da jóia podem se formar crostas. E você terá que tentar removê-las sem tirar o piercing do nariz.

Se a perfuração septal não for tratada, a crosta, a infecção e o sangramento danificam mais a cartilagem e a perfuração septal aumenta lentamente, desestabilizando o nariz, levando a um colapso potencial e agravamento dos sintomas.

Nem dá tempo de sofrer direito. O nariz é uma região cartilaginosa, por isso é preciso fazer pressão para que o septo seja atravessado. Algumas pessoas possuem a cartilagem do septo mais dura, resultando em mais dor. Mas também há quem tenha essa região mais macia, de tal forma que na hora do furo a dor será menor.

Trauma - Lesão traumática do nariz frequentemente associada a uma fratura nasal pode levar a uma perfuração septal. Uso de drogas - Uso crônico de cocaína pode deteriorar os revestimentos nasais e levar a uma perfuração septal.

Sinais que o seu piercing no septo está infeccionado:

  1. Corrimento verde ou amarelo e com mal cheiro.
  2. Aumento do inchaço na área.
  3. Área mais quente que o normal, parecendo febril.
  4. Mancha vermelha ao redor do piercing.

O septo cardíaco é uma parede muscular que divide o lado direito do lado esquerdo do coração, impedindo que o sangue venoso (pobre em oxigênio) se misture com o sangue arterial (rico em oxigênio).

O septo cartilaginoso é composto pela cartilagem do septo do nariz (quadrangular) e pela sua união com as bordas mediais das cartilagens laterais superiores.

É claro que a localização do seu piercing será um fator essencial. Por exemplo, um piercing no septo vai doer mais do que um piercing na aba do nariz, uma vez que provavelmente o profissional deverá passar a agulha sobre a cartilagem. Porém, é quase que inevitável que você sinta dor após a perfuração.