Onde fica a Basta da égua?

Perguntado por: onunes5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Localizada na Zona Sul de Manaus (AM), a chamada "Baixa da Égua" nada mais era do que uma área do bairro Educandos, especificamente na Avenida Rio Negro.

Baixa da Égua, na definição do dicionário informal seria local distante, geograficamente desconhecido, para onde não se deseja ir e para onde outra pessoa que lhe atormenta deve ser mandada.

Uma gíria muito usada no Pará é égua.

Substantivo Editar
arre égua: interjeição usada as regiões Norte e Nordeste do Brasil para demonstrar espanto.

Pancada com o lado externo do pé.

1. Boca de égua. Pessoa que só fala besteiras; pessoa que faz as coisas de forma errada.

A expressão designa uma pessoa inconveniente, atrapalhada, incômoda. No Brasil Colônia, os escravos faziam todo tipo de trabalho, mas tinham verdadeiro pavor de abater porcos.

Significado: Tirar vantagem de uma situação ou se dar bem. Por exemplo: “Ganhei na loteria, vou lavar a égua!” Origem: A expressão nasceu de um costume realizado pelos escravos, no período da grande exploração de ouro no Brasil.

Barril = É uma pessoa boa, top, fechamento. Pode ser usada também em uma situação ruim: “rapaz, passei por um negócio barril ali”, uma situação tensa, complicada; Barril dobrado = É o dobro de barril, ou seja: uma pessoa MUITO boa, MUITO top.

A expressão “Égua” era usada pelo carroceiro da antiga padaria Brunkow, que entregava pão nas casas, no tempo que Joinville era uma cidadezinha de 45000 habitantes. Para isso, o carroceiro, de nome Miguel, conduzia a carrocinha puxada por uma égua mansa muito inteligente. Ela sabia os endereços onde tinha que parar.

O modo de falar paraense uma grande influência vem de Portugal, mais especificamente do norte, lugar de origem do som chiado: o S com som de X, em palavras como mesmo, ou ao fim de sílaba, como em folhas.

ou interjeição que pode significar qualquer coisa a depender do tom de voz e da ocasião (alegria, irritação…). ARRE-ÉGUA – O termo mais legitimamente cearense. Interjeição de espanto.

"Agora é sal" significa derrota em uma competição
Ele explicou que a gíria "agora é sal no Bolsonaro", citada na música do vídeo, é usada, no Pará, para se referir a alguém que perde em uma competição.

Na prática, costuma-se chamá-lo de “potrinho”. A pergunta exige conhecimentos prévios em Português. Quando ocorre o cruzamento entre um cavalo e uma égua, dá-se o nome de “potro” ao filhote. Na prática, costuma-se chamá-lo de “potrinho”.

Tradução de égua — Dicionário português-inglês
mare [noun] a female horse.

bardoto

A cria resultante do cruzamento entre o cavalo e uma jumenta é chamada bardoto, tanto o macho quanto a fêmea. Este, também estéril, já apresenta porte menor, e com temperamento mais parecido com o dos jumentos.

Pancada dada com o lado exterior do pé.

A chuleta, também conhecida como bisteca ou carré, é o bife de contrafilé com osso, podendo ser de carne bovina, suína ou ovina. É uma carne nobre, fica localizada na parte superior da rês. É uma carne macia e saborosa. Cada animal possui dois contrafilés.

adjetivo Sem educação, delicadeza e requinte; rude, grosseiro.De teor obsceno; que se opõe ao pudor; baixo calão: linguagem chula.

A expressão “filho de peixe, peixinho é”, muito comum no nosso dia a dia, significa que alguém é muito semelhante ao pai ou à mãe, em aparência ou personalidade. Em inglês, se quisermos dizer a mesma coisa, existe mais de uma opção.