Onde fica a alma do ser humano?

Perguntado por: otorres . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

A alma se encontra em todo o corpo que anima e se acha difundida, não por difusão local, mas como atividade vivificante, de tal modo que está presente toda inteira e, simultaneamente, em todas e cada uma das partes do corpo.

O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

Nos seres humanos, a alma racional é a fonte do pensar e do querer, além de todas as demais atividades que os homens têm, em comum, com os vegetais e os animais. O bispo de Hipona utiliza o termo anima, para referir-se tanto à alma racional quanto à mente humana.

A projeção consciente, também conhecida como “experiência fora do corpo”, “viagem astral” ou “desdobramento”, é mais comum do que se imagina. Algumas pessoas têm consciência de sair do corpo, mas outras fazem essa viagem de forma inconsciente.

A experiência fora do corpo (também conhecida como EFC, projeção de consciência, ou projeção astral) é uma vivência que ultrapassa as barreiras físicas. Algumas pessoas chegam até a se ver, com suas almas supostamente flutuando sobre os corpos!

A alma humana é aquilo que no homem é capaz de atingir o conhecimento, a contemplação do ser em si e tende para a purificação da alma, pela prática da virtude. A alma deve obrigar o corpo a obedecer, dirigindo-se para a virtude, deixando as paixões do corpo de lado.

Segundo Aristóteles a Alma é composta por três faculdades, a saber: alma nutritiva, que pertence a todos os seres vivos; alma sensitiva, própria dos animais e alma intelectiva, pertencente exclusivamente ao ser humano.

Embora isso possa ser assustador e perturbador, não significa que haja algo de errado com você. Depois que alguém morre, é normal vê-lo ou ouvi-lo. Algumas pessoas também relatam sentir o cheiro ou o calor de alguém próximo a elas, ou apenas sentem uma sensação muito forte de sua presença.

Esse processo é praticado para que secreções e sangue não sejam liberados durante o velório.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

Assim, a alma humana, sendo embora uma e única, tem várias faculdades, funções, porquanto se manifesta efetivamente com atos diversos. As faculdades fundamentais do espírito humano são duas: teorética e prática, cognoscitiva e operativa, contemplativa e ativa.

São eles: a animação, a sensação, a arte, a virtude, a tranquilidade, o ingresso e a contemplação. Palavras-chave: Alma.

Sim, a alma pode deixar o corpo momentaneamente e voltar depois. Há uma série de questões de “O Livro dos Espíritos” que tratam dessa questão. Os benfeitores explicam que, durante o sono, por meio do sonambulismo ou pela mediunidade, um Espírito encarnado é capaz de se desdobrar.

Em suma, dependendo do grau de evolução do espírito, o indivíduo fica de 10 a 15 dias, em geral, imaginando que está encarnado e que está melhorando.

As 5 características de uma “alma velha

  1. Alto grau de maturidade. ...
  2. Desfrute de solidão e introspecção. ...
  3. Tem um sentido mais espiritual de existência. ...
  4. Ela tem um instinto muito desenvolvido. ...
  5. Alto nível de empatia e sensibilidade.

Então, voltando: durante o sono e por meio do perispírito, a nossa alma continua ligado ao corpo através do cordão fluídico . Esse cordão pode se estender infinitamente e mantém o corpo material ligado ao perispírito e consequentemente ao Espírito.