Onde fazer teste genético no Brasil?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A Genera é o primeiro laboratório de genética do Brasil a oferecer uma plataforma personalizada de testes de ancestralidade, saúde e bem-estar.

O custo dos exames
Exames como o mapeamento genético custa entre R$ 6 mil e R$ 12 mil. O procedimento ainda não é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O interesse por esse tipo de exame tem atraído empresas que visam à entrada nesse mercado. Os preços podem se tornar mais acessíveis com o tempo.

O médico geneticista possui graduação em Medicina e Residência e/ou título de especialista em Genética Médica. Por isso, está apto a realizar consultas médicas, solicitar exames e prescrever tratamentos, quando indicados.

Não, a amostra coletada para realizar o exame do DNA é somente sangue.

Os preços podem variar em cada laboratório, e em média custam à partir de 500 reais com opções de parcelamento em alguns casos.

Os tipos de exames genéticos disponíveis incluem:

  1. Triagem neonatal. ...
  2. Exame de diagnóstico. ...
  3. Teste de Carrier. ...
  4. Exame pré-natal. ...
  5. Teste de pré-implantação. ...
  6. Teste preditivo e pré-sintomático. ...
  7. Testes forenses.

Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha. Essa amostra é enviada para um laboratório qualificado na efetivação desse tipo de teste.

O teste genético é um tipo de exame médico feito em laboratório que serve para identificar, através de um mapeamento do nosso DNA, as variações genéticas herdadas dos pais e transmitidas aos filhos.

Desde a última quarta-feira, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos tratamentos de genética médica voltados para a prevenção de doenças. A Portaria 81/09 instituiu a Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica.

Sommos DNA é a marca de testes genéticos do Grupo Fleury que te ajuda a entender a sua predisposição ao desenvolvimento de doenças hereditárias, além de entender o seu corpo e planejar um futuro mais saudável.

O serviço é gratuito às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência. Para fazer a inscrição é necessário que todos os envolvidos – filho, mãe e suposto pai – estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos na data designada para a coleta.

De acordo com o especialista, o ideal é procurar um geneticista quando há a ocorrência de uma doença em idade jovem, como um câncer de mama em idade pré-menopausa ou de intestino abaixo dos 50 anos. “A maior arma que temos contra essa doença é o diagnóstico precoce, inclusive quando ela ainda nem se manifestou.

Na última demografia de 2020 são 332 médicos geneticistas, o que equivale a um por 1,25 milhão de brasileiros aproximadamente. A OMS recomenda que haja um geneticista para cada 100 mil habitantes. Baseada na estimativa da OMS, faltam 1.800 geneticistas no país.

A consulta com médico geneticista envolve, como qualquer outra especialidade, desde o ouvir o paciente, o exame físico completo e a solicitação de testes genéticos específicos para cada caso.

Fazer a análise a partir de uma amostra do sangue não seria mais confiável? A resposta é não. Tanto faz se a análise for feita pela saliva ou pelo sangue – o resultado será idêntico, já que o DNA das duas amostras é o mesmo: o seu! O material genético de todas as células do nosso corpo é igual.

Tem como fazer exame de DNA escondido? O exame de DNA deve ser feito com o consentimento da mãe, no caso de crianças menores de idade. Porém, em caso de morte ou ausência da mãe, o DNA do filho e do suposto pai pode ser testado com autorização do pai de registro ou responsável legal.

Embora um DNA kit que ainda não foi usado e foi guardado em local fresco e seco pode durar até um ano, sugerimos que você envie os frascos no prazo de um mês, após a coleta da amostra, para garantir bons resultados. Mantenha a amostra à temperatura ambiente e não a refrigere ou congele.

Exame de DNA
A coleta do DNA pode ser feita após o nascimento do bebê, que terá o seu material genético comparado com o do possível pai, via fios de cabelo ou saliva, por exemplo. A forma mais simples de saber quem é o pai do bebê é calculando datas, mas muitos casos se resolvem facilmente depois do nascimento.