Onde fazer carinho no bebê para dormir?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Tente ainda fazer carinho na cabeça, na testa, quando o bebê estiver sonolento e no berço, de preferência. E continue até ele pegar no sono. Com essas dicas o sono do bebê pode melhorar e será mais fácil colocar ele pra dormir! Lembre-se nenhum bebê é igual a outro.

Muito barulho e agitação
Ambientes muito barulhentos podem não só deixar o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono dele. Por essa razão, músicas, conversas e aparelhos eletrônicos muito altos podem incomodar bastante os pequenos. Nesse sentido, o ideal mesmo é evitar ambientes com essa atmosfera.

O que leva o bebê a esse estado de choro constante é o sono!
Quando os pequenos não tiram sonecas satisfatórias durante o dia, chegam à noite exaustos. Isso gera um estresse enorme no corpo dos bebês, ao ponto deles não conseguirem dormir apesar do sono. Por isso o choro sem fim.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h.

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

Para quem deseja saber como acalmar um recém-nascido para que ele sinta sono e consiga ter uma noite de sono tranquila, uma sugestão é fazer uma massagem nas costas e pernas do bebê, pois isso fará com que ele se sinta sonolento.

Como saber se bebê tá com calor ou frio? O jeito mais indicado de perceber se ele está com frio é sentir a temperatura no tronco (barriga, peito e costas) e não através do toque nas mãos e pezinhos, já que as extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo.

Há quem diga que isso ajuda a fortalecer psicologicamente, mas a verdade é que NÃO é bom deixar o bebê chorando. O choro do bebê é um dos grandes motivos de angústia aos cuidadores, mas não há razão para sofrer, pois o choro é a forma que o bebê tem para se comunicar e informar uma necessidade.

Desde o nascimento até completar três anos, são pelos menos seis os possíveis momentos de "crise" — sendo dois deles os mais frequentes: a chamada angústia da separação, que costuma aparecer no oitavo mês, e a famosa fase terrible two, a "terrível" adolescência do bebê, que tem seu auge aos dois anos.

Além dos banhos com balde ou de banheira, uma opção muito interessante os banhos de ervas. A camomila, a aveia e o amido de milho são produtos de matéria vegetal com altas propriedades terapêuticas e que podem ser combinados com a água do banho para fazerem os bebês relaxarem antes de dormir.

Barulho. Barulhos altos e ruídos podem incomodar o bebê, atrapalhando o sono e causando irritação. Para que ele se sinta bem, mantenha sempre um ambiente silencioso ou com sons que o agradem, como sons que ele ouvia quando estava dentro da barriga da mãe.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Proporcionar um sono mais profundo e tranquilo ao bebê. Crianças até 8 anos: Tomar 5 gotas antes de dormir até que regredirem os sinais, após, diminuir para 3 gotas. Crianças de 8 a 12 anos: Tomar 10 gotas antes de dormir até que regridirem os sinais, após, diminuir para 5 gotas.

Os recém-nascidos acordam – muitas vezes
Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

Isso acontece porque algumas crianças têm o desenvolvimento motor mais avançado do que outros, e gostam de ficar de pé quando os adultos os seguram com as mãos por baixo das axilas.

No momento do sono é importante que o ambiente esteja arejado e que tenha uma brisa para refrescar ainda mais. Se possível, utilize lençóis naturais como os de fibra de bambu ou algodão, vista os pequenos com um body apenas e a fralda, para garantir um conforto maior.