Onde fazer a nova carteira de identidade?

Perguntado por: evidal8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
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Para que você possa tirar o novo RG, será preciso ir às unidades de segurança e institutos de identificação (mesmos locais onde eram feitas as versões antigas). Ao chegar na unidade, você deverá apresentar a sua certidão de nascimento ou casamento.

Em Mato Grosso do Sul, a emissão da primeira ou segunda via é feita diretamente no site da Sejusp (www.sejusp.ms.gov.br) ou pelo endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/. Para quem vai fazer a primeira via, o RG é gratuito em Mato Grosso do Sul e em todo o país.

Atualmente, o Governo do Estado é o responsável pelas emissões do RG, e em casos de segunda via do documento são cobradas taxas que variam de R$ 26 a R$ 96.

Os prazos de expedição da carteira de identidade nos postos de identificação variam de 5 a 20 dias úteis, exclusivamente por conta de procedimentos internos e da logística de envio das carteiras para os postos de identificação.

Começa, na próxima semana, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). De acordo com o Decreto nº 10.977 de 23 de fevereiro 2022, a nova Carteira de Identidade adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.

Para solicitar o novo RG no totem do Poupatempo é necessário seguir alguns procedimentos.
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Veja lista:

  1. Informar número do RG, CPF e data de nascimento;
  2. Não será possível alterar dados;
  3. Não será possível inserir dados de outros documentos no RG.

Os interessados pelo RG Expresso devem acessar o site do SAC Digital ou baixar o aplicativo, disponível na Play Store e App Store. Após preencher o requerimento e escolher o posto de atendimento para retirada, o usuário deve pagar a taxa de serviço em um banco de preferência.

Acesse o portal Vapt Vupt. Clique em “Agendamento”. Siga as instruções na tela do computador ou celular. No portal também tem todas as informações para o cidadão sobre o requerimento para a 1ª e 2ª vias do RG.

Você pode fazer o agendamento por aqui, pelo aplicativo Poupatempo Digital ou pelos telefones 0300-8471998 (para telefones fixos de municípios do interior e do litoral de São Paulo) ou (11) 4135-9700.

Posto de Identificação Central – PI 02 – Endereço: Rua Marechal Rondon, 1.380 – 1º piso – Pátio Central Shopping. Fone: (67) 3384-3100. Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min.

Carteira de IdentidadeRG

  • Certidão de Nascimento (ou Certidão de Casamento Civil)
  • Foto 3x4 (apenas alguns estados exigem foto impressa, outros utilizam foto digital, que é feita gratuitamente no momento da emissão)
  • No caso de menores de 16 anos, em alguns estados é exigida a presença dos pais, munidos de seu RG.

O novo RG poderá ser considerado um documento de viagem, já que vai entrar no padrão internacional. Ele terá código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta nos passaportes, e poderá ser lido por equipamentos.

O site do Detran-RJ permite realizar agendamento para fazer identidade online no Rio de Janeiro. Os cidadãos podem usar a página do órgão para marcar um atendimento presencial nos postos da entidade e obter o documento. É possível escolher o bairro e a unidade desejada para emissão, bem como horário e turno.

Quem precisa tirar o novo RG? Todo cidadão brasileiro poderá emitir gratuitamente o novo documento. No momento da emissão, caso a pessoa que solicite a nova Carteira de Identidade ainda não possua CPF, o órgão de identificação local realizará a inscrição do cidadão no Cadastro de Pessoa Física.

A primeira via do documento é gratuita, já a segunda via tem uma taxa de emissão de R$ 43,64.

A primeira via dos documentos é gratuita. Já para tirar a segunda via do RG é necessário pagar uma taxa que varia entre R$ 25 a R$ 96, de acordo com o estado em que vive, entretanto, em alguns casos, o cidadão pode conseguir isenção na taxa.

A taxa para a emissão de segunda via da Carteira de Identidade é de R$ 41,42.

Saiba como ter o RG digital no seu celular
Para ter acesso ao documento, o usuário deve baixar o aplicativo no link abaixo, clicar na opção adicionar RG, escanear o QR Code no verso do documento impresso e realizar o reconhecimento facial. Ainda é necessário criar uma senha para acessar o documento digital.

Carteira de identidade original emitida no Estado de São Paulo (não é obrigatório e não será retida, podendo agilizar o recebimento do novo documento); Certidão de Nascimento original e cópia (não é necessário autenticar). Tanto o original quanto a cópia deverão estar legíveis e em bom estado de conservação.