Onde faz registro de animais?

Perguntado por: epires7 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Para registrar um animal é rápido e simples. O dono do pet deverá levar ao cartório de RTDPJ que realiza esse serviço, RG, CPF e um comprovante de residência. O documento emitido registra informações como dados do tutor, data de nascimento, raça, cor, tamanho e nome e sobrenome do animal.

Onde conseguir? O documento é emitido pelo médico veterinário responsável pelo seu pet. Se o pet faleceu em casa, outro veterinário, registrado no CRMV, poderá comprovar e certificar a morte do animal.

Como solicitar o RG
Para isso, é necessário comparecer a uma das praças de atendimento da prefeitura e apresentar os documentos necessários: RG e CPF do tutor; comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias); foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

Para solicitar o documento, é preciso acessar o Portal SP156. Documentos necessários: RG e CPF do tutor, comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias), foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver. O serviço é gratuito.

Com menos de 100 reais você consegue obter o certificado. O processo pode levar em média 90 dias. Depois de aprovado, o certificado fica pronto em até 30 dias.

É possível solicitar o registro de forma presencial – basta comparecer a uma das praças de atendimento da prefeitura e apresentar os documentos necessários: RG e CPF do tutor; comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias); foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva, ...

Para fazer a certidão de nascimento do seu pet, não é necessária burocracia alguma. Você pode gerar a certidão de nascimento virtual do seu bichinho de estimação no site da PetDriver. O documento é gratuito, virtual e válido em todo território nacional.

O RGA pode ser feito no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou em um dos estabelecimentos veterinários credenciados pela Prefeitura (clique aqui e veja a lista completa dos locais credenciados para emissão do RGA). O serviço é gratuito.

Basta ir até um Kennel Club onde o bichinho será avaliado para atestar que ele é de raça pura. Vale lembrar que não são todos os cachorros que podem ter o certificado, apenas aqueles que possuem a raça registrada no CBKC, que totalizam cerca de 350 raças.

Para registrar um animal é rápido e simples. O dono do pet deverá levar ao cartório de RTDPJ que realiza esse serviço, RG, CPF e um comprovante de residência. O documento emitido registra informações como dados do tutor, data de nascimento, raça, cor, tamanho e nome e sobrenome do animal.

É obrigatório a apresentação da carteira de vacinação do cachorro, o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o atestado e o laudo sanitário. Para alguns locais, ainda são exigidos a presença de um microchip implantado sob a pele.

Viajar de avião ou ônibus com cachorro ou gato
Apresentar atestado veterinário. Apresentar certificado de vacinação em dia. Avisar a empresa com antecedência que a viagem inclui um animal. Usar caixa de transporte.

Incluem-se na categoria de animais domésticos: coelho, hamster, chinchila, calopsita, algumas espécies de canários, porquinho-da-índia, periquito australiano, rato, camundongo, entre outros. Estes animais considerados domésticos pelo IBAMA não requerem autorização para criação e manutenção.

O registro deverá ser efetuado exclusivamente no banco de dados oficial ( www.SIRAA.org ).