Onde faz mais calor na Terra?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Confira: Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.

Deserto de Dasht-e Lut, no sudeste Irã, por exemplo, chegou a registrar 74°C nos anos de 2004 e 2005

  • Dasht-e Lut, Irã Nos anos de 2004 e 2005, o 25° maior deserto do mundo, Dasht-e Lut, registrou a maior temperatura do planeta, com 74°C.
  • Al-Aziziyah, Líbia. ...
  • Death Valley, Estados Unidos. ...
  • Dallol, Etiópia. ...
  • Bangkok, Tailândia.

Groelândia

Groelândia. A Groelândia está localizada no Norte do planeta e é um dos países mais frios da terra. Mesmo durante o verão é possível encontrar temperaturas abaixo de 0°!

1. Natal - RN. A Capital do Rio Grande do Norte marca presença quando o assunto é destino quente, já que as temperaturas costumam ser bem altas por lá. Mesmo durante os meses de inverno, as temperaturas não costumam baixar mais do que 24ºC , ou seja, é calor o ano todo.

Antártida Oriental

O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico, de acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.

A maior temperatura registrada oficialmente no Brasil foi 44,8 °C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, em 21 de novembro de 2005, de 44,7 °C, de 5 de novembro de 2005.

A medição se refere à temperatura média do ar na superfície do planeta, segundo os Centros Nacionais de Previsão Ambiental, órgão ligado à Noaa. A marca supera o recorde diário de 16,92º Celsius registrado em 24 de julho de 2022 (a medição começou em 1979).

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com o levantamento – que ouviu 13 mil pessoas, de 166 nacionalidades, espalhadas por 188 países -, a Grécia é, atualmente, o melhor lugar para vivenciar dias de sol e calor. Qual a melhor temperatura do mundo? Lihue, Havaí O clima no Havaí não muda tanto ao longo do ano.

Austrália

Clima. Sim, há milhares de quilômetros separando Brasil e Austrália. No entanto, eles têm um clima muito mais parecido do que você pode imaginar! A começar pelo fato dos dois estarem no hemisfério sul e serem cortados pelo trópico de capricórnio.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Jalapão, Tocantins. Bonito, Mato Grosso do Sul. Anavilhanas, Amazonas. Chapada das Meses, Maranhão.

Inverno. Como vimos mais acima, o clima na Austrália é similar ao do Brasil, tendo a temperatura mais quente na região Norte, e mais fria no Sul, podendo variar de 4 a 20 graus.

Mawsynram

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano. Para um breve comparação, a média anual de chuva na Amazônia é de 2.300 mm.

Urupema

O clima frio no Brasil ocorre principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde as cidades estão localizadas em altitudes mais elevadas e os invernos são mais rigorosos. Assim, a cidade mais fria do Brasil é Urupema, na Serra Catarinense, com uma temperatura média anual de 8ºC.

São Gonçalo tem, de acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea), o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita (R$ 209 mil por habitante) e a maior arrecadação dos impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e sobre Serviços (ISS) do país por habitante (R$ 15.617).