Onde fala Oxe?

Perguntado por: jalves3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Baianos e turistas explicam o significado de 'Ôxe', uma das mais populares gírias baianas | Bahia | G1.

1. Oxe. Expressão utilizada no Nordeste. Uma abreviação de "oxente" e pode ser utilizada como algo relacionado a espanto, ou até mesmo com sentido de "aff".

O que é Oxe:
Expressão utilizada no Nordeste. Uma abreviação de "oxente" e pode ser utilizada como algo relacionado a espanto, ou até mesmo com sentido de "aff".

O famoso “oxênte” pode ser tomado como exemplo. Pode se dizer que a expressão deve ser originária de um “olha, gente!” e vem sendo contraído até hoje.

O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de sotaque nordestino (ouvir), é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro.

Oxente é uma interjeição utilizada com o significado de admiração, surpresa ou mesmo estranheza. O termo é bastante popular na região nordeste do Brasil, onde se pode ouvir oxente, nas mais diversas situações de comunicação.

Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.

a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se "meu pai", "minha mãe" e, o que é mais especial, diz-se "mãinha" em vez de "mãezinha" e "painho" em vez de paizinho.

O povo baiano usa simpáticas e carinhosas expressões utilizadas no dia a dia, que são próprias do linguajar na Bahia. Conheça-as. a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

O dialeto baiano é classificado como um dialeto brasileiro meridional (juntamente com o fluminense, o mineiro e o sertanejo) com características intermediárias entre os dois grupos, enquanto o Dialeto Nordestino, Recifense, Costa Norte e Nortista são classificados como setentrionais.

[G1] Dia do Nordestino: além do 'oxente' e 'eita', conheça expressões dos nove estados da região. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O sotaque cearense, objeto de análise deste trabalho, possui características fonológicas singulares, uma vez que o cearense é conhecido por “falar cantando” e por traços como a transformação da fricativa surda em laringal, a exemplo de “corra” e “mermo” e da supressão, a exemplo de “fulerage”.

As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e muitas manifestações religiosas cristãs e afro-brasileiras.

Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

mineirês

O 'mineirês', com forte influência de referências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o falar marcante do cearense. Para os autores do estudo, as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos outros brasileiros e evidenciam o charme da língua portuguesa.

Mas qual seria o sotaque mais apreciado pelos brasileiros? Uma pesquisa feita pelo aplicativo de paquera Happn apontou que os pernambucanos têm o quinto sotaque mais bonito e atraente do Brasil. 17% dos pesquisados citou o nosso jeitinho de falar como favorito na hora de escolher algum crush.

Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami. Consulente com grandes possibilidades de relacionamento duradouro, busca o prazer em tudo que faz, amável e responsável.

Mangar: rir de alguém; Pantim: criar caso, dificuldade; Tabacudo: bobo.

Vinicius Oliveira Santos tem 14 anos e ganhou o apelido que é dado para pessoas que gostam de uma boa fofoca.

Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.

Continuar lendo Quem fala Oxe é baiano?