Onde fala na Bíblia que Pedro cortou a orelha?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 19 de maio de 2023
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1 joão 18.10. O texto de João diz: “Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco”.

Nesse momento, Simão Pedro, que portava uma espada, puxou-a da bainha e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. E o nome daquele servo era Malco. Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco.

De acordo com as informações do artigo, a famosa automutilação de Van Gogh na orelha está relacionada a crises de transtornos de humor —provavelmente bipolar— e de personalidade, agravadas por uma abrupta interrupção de seu frequente uso de álcool.

Mateus e Marcos diz que foi uma orelha sendo que Lucas e João complementa que foi a orelha direita. Marcos, Mateus e Lucas diz que foi um dos que estavam com Jesus que executou o golpe na orelha e João apresenta o nome dele, que é Simão Pedro.

Malco é um personagem secundário no Novo Testamento da Bíblia, mencionado em João 18:10 como o servo do sumo sacerdote Caifás que havia sido golpeado na orelha por Simão Pedro durante a prisão de Jesus no Getsêmani.

Sacerdote. Um rapaz digno pode ser ordenado sacerdote quando tiver 16 anos de idade ou mais.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa.

O objetivo era mostrar que se alguém usa de violência ou meios violentos contra outras pessoas, ele pode esperar que os mesmos métodos serão utilizados contra si. Comumente, é utilizada como ditado popular a variação "Quem com ferro fere com ferro será ferido".

Conchectomia é um procedimento cirúrgico em que é feito um corte nas orelhas do animal, com o objetivo de mudar a sua aparência. Embora seja considerado crime atualmente, além de passível de pena com multa e detenção, a prática ainda mantém popularidade.

Orelha é o nome das estruturas que compõem o sistema auditivo. Localizada na região temporal do crânio, divide-se entre orelha externa, média e interna. É responsável pela função auditiva e pelo equilíbrio.

Os especialistas explicam que, sem os brincos, os buraquinhos podem fechar em cerca de um mês. Esse é o tempo que leva, geralmente, para a pele ao redor do brinco cicatrizar. A pele cria casquinha no local, formando um tipo de túnel.

O servo da orelha furada era conhecido na sociedade dos seus dias como alguém que era escravo por decisão própria. Onde quer que ele fosse, aquela orelha furada atrairia a atenção dos outros!

O gesto desabusado de Pedro foi repreendido, de imediato, por Jesus: “Quem lança mão da espada pela espada perecerá” (Mateus 26, 52). É de opinião unânime que daí veio o provérbio universalmente repetido: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”.

Quando aquele escravo abria mão do seu direito de escolha, do seu direito de ir e vir e se submetia ao seu senhor “voluntariamente”, então sua orelha era furada.

No caso de Malco, servo do sumo sacerdote que foi ferido pelo discípulo de Jesus, chamado Pedro que cortou a orelha direito deste, é provável que ele fosse judeu e descendente da tribo de Levi, uma vez que eram os levitas os ajudantes dos sacerdotes.

O Salvador, como um bom amigo, disse a Pedro, que se tornara um seguidor do Salvador havia pouco tempo: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” (Lucas 22:31–32) O que é esse processo ...

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo. Era comum que o povo jejuasse nesse dia, que era conhecido como “o dia da expiação”.

Ou seja, a Igreja não condena o padre que assume ser pai de uma criança, nem sequer o direito canónico se pronuncia sobre esses casos.